Logo
Imprimir esta página

Saúde suplementar enfrenta lacunas de regulamentação para corretores

O mercado de saúde suplementar no Brasil enfrenta diversos desafios, atingindo operadoras, beneficiários e corretores. Para o presidente da Fenacor, Armando Vergilio, que participou da recente edição do Mesa Redonda do Seguro, um dos pilares para avançar é fortalecer a regulação e a profissionalização da atividade do corretor nesse segmento.

“Não temos, por exemplo, o disciplinamento do corretor de seguro saúde. Hoje, o corretor de seguros pleno pode intermediar todo e qualquer contrato de seguro, inclusive o de saúde, mas que tem que ter a formação plena”, apontou o presidente da Fenacor.

De acordo com Vergílio, há diferentes categorias de corretores, como o corretor pleno, o de Vida e Previdência, o de Capitalização e até o de microsseguro, mas nenhum regulamentado exclusivamente para atuar com saúde suplementar. Inclusive, uma das mudanças sugeridas pela Susep, através da Consulta Pública 5/2025, é a possibilidade de habilitação específica para atuar em determinados segmentos de atuação, “de acordo com suas condições próprias e com os aspectos mercadológicos que considere de seu interesse”.

A Fenacor já levou à Susep uma proposta para criação desse corretor especializado, tendo em vista que a Advocacia-Geral da União (AGU) definiu que a supervisão dos corretores, inclusive os que atuam com saúde, é responsabilidade da Susep. “Ter um profissional especializado é o primeiro grande passo. Isso vai trazer muito mais segurança e tranquilidade para o consumidor”, disse o presidente da Federação.

Além da criação da habilitação específica para corretor de seguro saúde, existe também a preocupação com o acesso a produtos mais adequados e competitivos. Segundo Vergilio, hoje o produto está concentrado quase exclusivamente em planos empresariais, enquanto faltam opções individuais viáveis, o que limita o acesso do consumidor. Os corretores seriam peças-chaves para as operadoras durante o desenvolvimento de produtos atrativos: “Ele [corretor] sabe muito melhor traduzir as necessidades desse cliente na construção de produtos interessantes”, destacou.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto