Logo
Imprimir esta página

AIDA debate impactos da nova Lei de Seguros no VII Encontro Nacional de Responsabilidade Civil (Destaque)

AIDA debate impactos da nova Lei de Seguros no VII Encontro Nacional de Responsabilidade Civil

Especialistas discutem mudanças na cobertura, contratação e regulação de sinistros, e os reflexos da nova legislação no mercado de responsabilidade civil

A Associação Internacional de Direito do Seguro (AIDA Brasil) promoveu, no dia 23 de outubro, o VII Encontro Nacional de Responsabilidade Civil. O evento reuniu alguns dos maiores nomes do setor para debater os efeitos da nova Lei de Seguros e seus desdobramentos para o mercado de responsabilidade civil. Realizado no auditório do Ibmec São Paulo, o encontro foi conduzido por Rafaela Nauê e organizado pelo Grupo Nacional de Trabalho de Responsabilidade Civil da AIDA Brasil, em parceria com a ABGR e o Ibmec.

O evento, já consolidado como uma das principais referências técnicas do setor, teve um sabor especial nesta edição, marcada por um momento histórico de transformação regulatória no mercado segurador. A programação foi composta por três painéis temáticos, que abordaram desde custos de defesa e despesas de salvamento até a regulação de sinistros sob o novo marco legal. O encontro contou com as presenças de Daniela Benes, Márcia Ribeiro e Mariana Menescal, como mediadoras dos painéis. Também teve as participações de Walter Polido, Bárbara Bassani, Víctor Benes, Luís Felipe Pellon, Daniele Djouki e Ricardo Loew, além de Ana Paula Andreolli, Márcia Cicarelli e Evandro Zequin, como painelistas.

No primeiro painel, mediado por Daniela Benes, o grupo discutiu os custos de defesa, despesas de salvamento e legitimação de terceiros no seguro de responsabilidade civil. O especialista Walter Polido destacou que “a definição de limites e coberturas é tema de precificação e negociação entre as partes e não deveria ser imposta por lei”. A mesa também contou com participações de Luís Felipe Pellon e Daniele Djouki.

O segundo painel, mediado por Márcia Ribeiro, tratou da contratação e vigência dos contratos à luz da nova legislação. Bárbara Bassani analisou os impactos sobre produtos, programas globais e lei aplicável, enquanto Ricardo Loew destacou a importância da transparência nas propostas e questionários. Já Ana Paula Andreolli trouxe a visão do segurado, ressaltando a necessidade de equilíbrio entre direitos e deveres das partes.

Em seguida, Daniele Djouki, representante do setor segurador, alertou para o desafio financeiro e operacional que a nova lei impõe às companhias. “Nossa operação precisa ser eficiente. A nova Lei de Seguros é um verdadeiro teste de adaptação e controle de custos para as seguradoras”, pontuou.

Mediado por Mariana Menescal, e com a participação de Márcia Cicarelli, Evandro Zequin e Víctor Benes, o terceiro painel abordou a regulação de sinistros sob o novo marco. Em sua participação, a advogada Márcia Cicarelli analisou a mudança no prazo prescricional, que passa a ser contado a partir da recusa expressa da seguradora, e não mais da ciência do sinistro. “Essa é uma alteração relevante, pois desloca o marco temporal e pode impactar diretamente o dia a dia da regulação de sinistros”, destacou.

Ao longo dos debates, os especialistas concordaram que Lei de Seguros representa um avanço jurídico, mas traz novos desafios interpretativos e operacionais para seguradoras, corretores e segurados.O VII Encontro Nacional de Responsabilidade Civil da AIDA reafirmou o papel da entidade como um dos principais fóruns técnicos de discussão sobre o direito securitário no Brasil, reforçando o diálogo construtivo entre mercado, comunidade jurídica e regulação — um passo essencial para o amadurecimento do setor.

Assista à íntegra do evento no canal da AIDA Brasil no YouTube:


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2026 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto