ANS participa do Fórum São Paulo da Longevidade e reforça ações para o envelhecimento saudável
Conferência da Agência sobre cuidados e desafios da saúde suplementar para os 60+ integrou a programação do evento
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) participou, entre os dias 27 a 29 de outubro, da 7ª edição do Fórum São Paulo da Longevidade, realizado em São Paulo. Conhecido como um dos principais encontros nacionais voltado às pessoas idosas, o fórum reuniu autoridades, especialistas, lideranças e representantes de instituições nacionais e internacionais para debater soluções e políticas voltadas ao envelhecimento ativo, à inclusão e à convivência intergeracional.
A cerimônia de abertura contou com a presença do prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, do presidente da Longevidade Expo + Fórum, Walter Feldman, da fundadora e co-patrocinadora do Fórum São Paulo da Longevidade e presidente da Hospitalar Feira + Fórum, Waleska Santos, e do fundador e co-patrocinador do Fórum e presidente da São Paulo Feiras e Congressos, Francisco Santos, entre outras autoridades.
Durante a abertura, o prefeito Ricardo Nunes destacou que São Paulo tornou-se a maior metrópole do mundo a integrar oficialmente a Rede Global de Cidades e Comunidades Amigas do Idoso da Organização Mundial da Saúde (OMS), reforçando o compromisso da capital paulista com políticas públicas voltadas ao envelhecimento ativo e à longevidade urbana.
A diretora de Fiscalização da ANS, Eliane Medeiros, destacou a importância do evento como espaço de reflexão sobre os desafios do envelhecimento ativo e do cuidado na saúde suplementar. "O Fórum São Paulo da Longevidade é uma oportunidade de fazermos uma reflexão sobre o crescimento e valorização da geração 60+, que exigirá uma mudança de cultura no campo da atenção da saúde", disse.
Conferência ANS: inovação e cuidado integral para os 60+
Como parte da programação do evento, a ANS promoveu, no dia 28/10, a Conferência ANS, composta por dois painéis temáticos dedicados ao debate sobre o cuidado integral à população idosa e sobre os desafios e perspectivas da saúde suplementar diante do envelhecimento populacional.
O primeiro painel, “”, moderado pela assessora de Estímulo à Inovação e Avaliação da Qualidade Setorial da ANS, Katia Audi Curci, apresentou experiências de operadoras que desenvolvem linhas de cuidado voltadas à população idosa.
Participaram da mesa a gerente de Regulação em Saúde da Unimed Uberlândia, Cristiane Moreira da Silva e a gerente de Gestão de Saúde da Saúde Petrobras, Ana Paula Mello Correia Lima.
Entre os destaques, foram apresentadas iniciativas como o Cuidado Idoso, da Unimed Uberlândia, e o Programa Cuidar 60+, da Saúde Petrobras, voltado à promoção da saúde, à prevenção de doenças e ao estímulo cognitivo para beneficiários acima de 60 anos.
Já o segundo painel, “O Futuro da Saúde Suplementar para os 60+”, foi moderado pela diretora de Fiscalização da ANS, Eliane Medeiros, e reuniu os ex-diretores da Agência, João Luís Barroca e Januário Montone, fundador da Monitor Saúde, para discutir os caminhos do setor diante das mudanças demográficas e tecnológicas.
Os palestrantes abordaram temas como letramento digital de idosos, telessaúde, aplicativos de autocuidado e monitoramento, além do tripé da sustentabilidade do sistema de saúde — prevenção e predição, engajamento e pagamento por resultado. Também foi apresentado um panorama dos 25 anos de regulação da saúde suplementar, com foco nas políticas voltadas à atenção à pessoa idosa.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>