Black Friday 2025: vendas online devem subir 14,7% e pressionar área de TI
Preparação tecnológica e segurança digital são essenciais na grande liquidação anual
Tradicionalmente realizada na última sexta-feira de novembro, a Black Friday 2025 deve consolidar o comércio eletrônico como principal protagonista da grande liquidação anual. Segundo projeção da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), o e-commerce deve movimentar cerca de R$13 bilhões, um crescimento de 14,74% em relação a 2024. O cenário reflete a confiança do consumidor nas compras digitais, mas também reforça o desafio das empresas em manter seus sistemas estáveis, seguros e preparados para a alta demanda.
Com o crescimento previsto nas vendas, aumenta também a responsabilidade das áreas de TI e segurança digital. Para Gilberto Reis, COO da Runtalent, empresa de soluções digitais, o comportamento do consumidor brasileiro exige um alto grau de preparo técnico e estratégico. “A Black Friday é o momento em que a tecnologia é mais testada. Cada clique conta, e a operação demanda precisão do servidor ao checkout. O cliente não espera; se o site falha, ele vai para o concorrente”, afirma.
Para garantir estabilidade durante o pico de acessos, muitas companhias têm investido em testes de carga e escalabilidade de infraestrutura, simulando grandes volumes de tráfego e ajustando sistemas para suportar o aumento da demanda. Planos de contingência e equipes de TI treinadas também se tornaram parte da preparação, assegurando respostas rápidas em caso de falhas e manutenção da experiência de compra.
O avanço das tecnologias baseadas em inteligência artificial e automação de processos também deve marcar a edição de 2025. De acordo com uma pesquisa com consumidores da Black Friday, realizada pela Sinch em julho deste ano, 47,9% dos participantes acham que a IA facilitará as compras de fim de ano, e 49,3% confiam em suas recomendações tanto quanto (ou mais) do que as de um ser humano. No entanto, mais de 90% têm receio quanto ao uso de IA durante o pico de compras. A privacidade e o uso de dados estão no topo da lista de preocupações, sinalizadas por 43,6%.
“A segurança e a performance andam juntas. Não adianta ter uma grande campanha se o ambiente digital não estiver preparado. Uma equipe técnica bem estruturada e tecnologias de automação e análise de dados fazem toda a diferença nesse momento”, destaca o executivo.
Plataformas robustas, como o SAP Commerce Cloud, ganham espaço por permitir maior personalização das ofertas e gestão eficiente de grandes volumes de informação. A expectativa é que a adoção dessas soluções contribua para uma jornada de compra mais fluida e personalizada, principalmente em dispositivos móveis.
“A Black Friday é uma maratona tecnológica que começa muito antes de 28 de novembro. As empresas que se preparam com antecedência e investem em talentos de tecnologia têm mais chances de transformar o pico de vendas em uma oportunidade real de crescimento”, conclui o executivo.
Sobre a Runtalent
A Runtalent conecta profissionais de tecnologia aos desafios e estratégias das empresas, unindo métodos ágeis com acompanhamento e suporte para maximização dos resultados. A empresa oferece alocação de profissionais de TI, serviços gerenciados e squads ágeis, e uma cultura centrada em pessoas, que resulta em uma nota excelente de 4,7 de avaliações no Glassdoor. São mais de 20 anos no setor de Tecnologia e mais de 8 mil profissionais alocados em projetos em cerca de mais de 200 empresas clientes, nacionais e multinacionais. Além disso, conta com um banco de talentos com mais de 15 mil profissionais especialistas em diversas áreas da Tecnologia.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>