FenSeg participa da 2ª edição do Agro Horizonte em Brasília
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por FenSeg
- SEGS.com.br - Categoria: Seguros
A Federação Nacional de Seguros Gerais (FenSeg) participou da 2ª edição do Agro Horizonte, realizada no dia 29 de novembro, em Brasília, reunindo autoridades, pesquisadores, executivos e representantes de associações do agronegócio brasileiro.
A FenSeg foi representada por Glaucio Toyama, presidente da Comissão de Seguro Rural, que participou dos debates sobre os desafios e oportunidades do seguro rural no atual cenário econômico e climático. O evento, promovido pela revista Globo Rural, integra o núcleo de jornalismo especializado do Grupo Globo, que também reúne os jornais O Globo e Valor Econômico, além da Rádio CBN.
“O Agro Horizonte é um espaço estratégico para discutir como o seguro rural pode contribuir para a estabilidade da produção e para o avanço sustentável do agronegócio brasileiro. Em um contexto de mudanças climáticas, restrição de crédito e novas tecnologias no campo, é essencial fortalecer o diálogo entre seguradoras, produtores, governo e o sistema financeiro”, destaca Glaucio Toyama.
Segundo dados da CNseg (Confederação Nacional das Seguradoras), as companhias que atuam com seguro rural mantêm a comercialização de apólices, mas já constataram diminuição do ritmo das contratações. Até julho deste ano, a arrecadação de prêmios na modalidade agrícola, com e sem subvenção do Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural (PSR), caiu 17%, somando R$ 2,3 bilhões. Produtores mais capitalizados ainda contratam seguro sem subsídio, mas o aperto nas margens financeiras e o crédito mais caro têm limitado essa opção.
O representante da FenSeg participou do painel sobre tendências e instrumentos de proteção do agronegócio, ao lado de Gustavo Freitas (diretor-executivo de Negócios, Crédito e Produtos do Sicredi), José Ângelo Mazzillo Júnior (assessor da CNA) e Lloyd Day (diretor do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura – IICA), que atuará como moderador.
Nesta segunda edição, o Agro Horizonte discutiu as transformações recentes e os novos vetores de competitividade do agronegócio nacional. Em um ambiente marcado por disputas tarifárias no comércio internacional, oscilações de preços das commodities, restrição de crédito, instabilidade geopolítica e pela rápida disseminação da inteligência artificial, o evento buscou mapear tendências e caminhos para o setor — um dos pilares da economia brasileira.
Entre os palestrantes confirmados estão Ted McKinney, ex-subsecretário do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) e atual CEO da National Association of State Departments of Agriculture (NASDA), e André Guillaumon, CEO da BrasilAgro, entre outros nomes de destaque.
As discussões sobre inovação e tecnologia também tiveram espaço na programação, com participações de Bruno Pavão, chefe de Robótica da Solinftec, e Oscar Burd, professor da FGV e diretor da Success, empresa especializada em tecnologia da informação para a cadeia do agro.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>