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Capco demonstra como a Inteligência Artificial está transformando o setor de seguros

Consultoria global reforça seu papel estratégico no apoio às seguradoras, desde a análise de mercado até a implementação de soluções de IA com governança e eficiência tecnológica.

Em um setor em que inovação é decisiva, a Inteligência Artificial (IA) desponta como um motor essencial para a transformação das seguradoras. A Capco, consultoria global de gestão e tecnologia, é especialista no uso de IA para superar dois grandes desafios do setor: o de desenvolver produtos que conquistem e fidelizem o consumidor brasileiro e que assegurem sua implantação com excelência, evitando questões como discriminações, por exemplo.

Na prática, a Capco avalia que a IA está trazendo resultados mais rápidos e precisos desde a análise de mercado e criação de produtos inovadores até a implementação técnica, com segurança, eficiência e modelos de governança robustos.

De acordo com Diogo Santos, lider de inovação da Capco, a inteligência artificial permite repensar a forma como os produtos de seguros são ofertados: “Com a IA, temos conseguido compreender diferentes perfis de consumidores e testar previamente a aderência de uma oferta antes mesmo do lançamento. Isso inclui aprender com outros mercados e adaptar soluções para a realidade brasileira.”

O mercado de seguros no Brasil ainda é marcado por barreiras culturais, com forte concentração em apólices de automóveis. Além disso, para a maioria dos brasileiros, é o aumento de renda o principal fator que cria interesse de compra de seguros ou de aumento de cobertura já existente, como mostra o estudo O Futuro dos Seguros: Personalizados, Digitalizados e Conectados”, realizado pela Capco em 13 países, inclusive aqui. Assim, ter uma apólice de seguros ainda é considerado um luxo no país.

Resultados mais precisos

Para romper esse padrão, a Capco utiliza a IA, associada a outras tecnologias para como ferramenta estratégica, capaz de revelar perfis de consumo mais detalhados, gerar insights aprofundados e orientar o desenvolvimento de produtos que realmente atendam às necessidades do público.

A empresa aplica tecnologias avançadas — como Knowledge Graphs e análise de dados geoespaciais — para apoiar o planejamento estratégico, detectar fraudes e explorar novos modelos de negócio, como seguros instantâneos ou vinculados a linhas de crédito, sempre com foco em simplificar a experiência do cliente.

Santos reforça que os processos envolvendo IA sempre vêm acompanhados de desafios que precisam ser abordados com profundidade e que são as preocupações com ética e governança . “Quanto mais autonomia a IA tiver, mais isso se torna urgente. Isso envolve souões que evitem, por exemplo, algoritimos que gerem discriminações de qualquer tipo em relação aos clientes”, completa o executivo.

Por isso, perguntas sobre a transparência na tomada de decisões, potenciais vieses em algoritmos de IA e a responsabilidade por decisões impulsionadas pela IA precisam de consideração cuidadosa. Os líderes devem estabelecer estruturas de governança para garantir o uso responsável da IA, equilibrando a inovação com considerações éticas e o impacto social.

Implementação tecnológica: governança como diferencial

Para a Capco, inovação só se sustenta com execução sólida. Por isso, todos os projetos envolvendo IA devem contem também a definição governança e gestão rigorosa em projetos de IA, assegurando resultados consistentes e seguros.

Segundo Wesley Menezes, head de Delivery em Serviços Financeiros na Capco, “para desenvolver e entregar produtos de seguros com IA de forma ágil e segura, contamos com um time de especialistas experientes no setor. Mais do que executar projetos, esse time se dedica a compreender o contexto de cada empresa, garantindo que a aplicação da IA seja realmente eficaz. Isso envolve domínio técnico, uso responsável das ferramentas, gestão de riscos e foco no retorno esperado.”

Outros temas sensíveis também encontram soluções em IA como o de risco de vazamento de informações e de “alucinações” dos modelos de IA. Para isso, a Capco desenvolve soluções próprias.

“Construímos nossos próprios assistentes virtuais e analisadores semânticos, que interagem de forma controlada com grandes modelos de linguagem. Assim, protegemos os dados dos clientes e preservamos a inteligência de negócio”, explica Menezes.

“A transformação do setor de seguros passa, definitivamente, por eficiência, escalabilidade e segurança na aplicação de IA. Por isso, o uso estruturado da tecnologia, aliado a práticas sólidas de governança, permitirá reduzir custos operacionais, aumentar a precisão na precificação de riscos e acelerar a criação de produtos mais adequados à realidade do consumidor brasileiro”, completa o executivo.

O futuro do mercado de seguros, portanto, será definido por diversos fatores cruciais, incluindo a maturidade na adoção dessas soluções. As empresas que conseguirem integrar inovação tecnológica com gestão de riscos e compliance estarão mais preparadas para ampliar sua participação e gerar crescimento sustentável. A mensagem é clara: a IA não é apenas uma opção, mas um requisito estratégico para a competitividade no setor.

Ao unir visão estratégica de negócio com excelência em execução tecnológica, a Capco se posiciona como parceira ideal para seguradoras que desejam não apenas adotar a Inteligência Artificial, mas liderar a transformação do setor

Link para o estudo “O Futuro do Seguro: Personalizados, Digitalizados e Conectados”: https://www.capco.com/intelligence/capco-intelligence/the-future-of-insurance-br


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