Economia prateada: protagonistas da geração sênior moldam novos hábitos de consumo
Mercado trilionário, em constante crescimento, impulsiona setores como saúde, tecnologia e bem-estar. Especialistas dão dicas para envelhecer com mais liberdade e segurança
O Brasil vive um fenômeno demográfico sem volta: até 2050, a população com mais de 60 anos deve ultrapassar os 66 milhões de pessoas, segundo o IBGE. Essa mudança reflete diretamente no mercado de consumo, que já reconhece essa geração como protagonistas da chamada economia prateada, setor que movimenta bilhões de reais ao redor do mundo.
Mais ativos, conectados e exigentes, os consumidores 60+ não apenas movimentam a economia, mas também transformam hábitos, gerando novas demandas para diferentes setores. Saúde, bem-estar, lazer, turismo, educação e tecnologia são algumas das áreas que já se reinventam para atender a esse público. No país, o mercado sênior contribui em 39% do PIB e movimenta mais de R$ 1,8 trilhão por ano, segundo pesquisa do Data8.
Com mais experiência e, muitas vezes, horários mais flexíveis, esse público consegue aliar alguns hábitos para viver com mais liberdade e segurança. Algumas dicas auxiliam a desfrutar melhor esse período:
- Invista na saúde preventiva: consultas regulares, prática de atividades físicas e alimentação equilibrada são essenciais para manter qualidade de vida;
- Aposte na tecnologia como aliada: aplicativos de telemedicina, bancos digitais e plataformas de aprendizado online tornam a rotina mais prática e segura;
- Mantenha conexões sociais: a interação com amigos, família e grupos de interesse ajuda a reduzir o isolamento e a fortalecer a autoestima;
- Planeje-se financeiramente: o cuidado com as finanças garante mais autonomia e liberdade para realizar projetos pessoais;
- Adapte a rotina e os espaços: pequenas mudanças em casa e no dia a dia oferecem mais segurança e conforto, evitando riscos desnecessários.
Nesse contexto, marcas como a Bigfral, especializadas em saúde e cuidado também têm papel importante para apoiar esse protagonismo, oferecendo soluções como as roupas íntimas descartáveis que garantam confiança, segurança e liberdade nessa fase da vida.
Sobre a Bigfral
A Bigfral é a marca líder em cuidado adulto, especializada em produtos para incontinência urinária. Com mais de 27 anos de atuação, oferece um portfólio completo que proporciona conforto, segurança e confiança no dia a dia. Referência no segmento, sua missão é proteger, cuidar e aproximar, por meio de produtos que atendem todos os níveis de incontinência urinária. A Bigfral é sinônimo de qualidade e faz parte do grupo Softys, multinacional chilena especializada na produção de soluções em higiene pessoal para bebês, mulheres e adultos, com presença global e produtos distribuídos em mais de 110 países.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>