Logo
Imprimir esta página

Uso de IA deve crescer entre pequenas empresas até 2026 e transformar marketing e atendimento ao cliente

A Inteligência Artificial (IA) vem redesenhando a forma como pequenas e médias empresas brasileiras se conectam com seus clientes. Segundo pesquisa do Sebrae (2024), 64% das PMEs pretendem adotar IA até 2026, principalmente nas áreas de marketing e atendimento. Apesar do baixo investimento, 77% das empresas destinam menos de 2% do orçamento à tecnologia, segundo a pesquisa Panorama 2026 (Amcham Brasil e Humanizadas). Soluções acessíveis tem permitido hiperpersonalização, automação de processos internos e respostas rápidas, aproximando marcas e consumidores de maneira escalável.

Com mais de 20 anos de experiência em marketing e trade em empresas como Aché, Libbs, Medley e Sanofi, Tiene Colins, consultora em Inteligência Artificial e coautora do livro “IA para Negócios – Guia Prático para PMEs”, observa que a tecnologia está mudando a forma de se relacionar com clientes. “Acredito que estamos vivendo a era da hiperpersonalização, em que o marketing deixa de falar com públicos para conversar com pessoas. A IA não apenas organiza dados, ela os transforma em percepções profundas sobre comportamentos, emoções e contextos individuais”, afirma.

Apesar de ser uma realidade crescente, a IA ainda apresenta baixa penetração. Apenas 29% das médias empresas e 10% das pequenas declararam usar alguma forma de tecnologia, conforme dados da 16ª edição da TIC Empresas. Um relatório da Microsoft (2024) aponta que, entre as PMEs que adotaram IA, 69% utilizam chatbots no atendimento ao cliente e 64% aplicam a tecnologia para otimizar processos internos, com resultados perceptíveis em prazos que variam de 1 a 6 meses. O exemplo de grandes players reforça o potencial: o Nubank reduziu em 70% o tempo médio de atendimento com seu assistente virtual, e a Netflix alcança mais de 80% do engajamento na plataforma com recomendações personalizadas baseadas em IA.

Para Aline Lefol, PhD, empresária e também coautora do livro, a chave da transformação está no equilíbrio entre tecnologia e empatia. “A inteligência artificial não substitui o humano, ela o amplia. No marketing, a IA analisa e cria; no atendimento, responde e aprende; mas é o olhar humano que traduz dados em significado e propósito. O verdadeiro diferencial competitivo das empresas do futuro será a capacidade de equilibrar tecnologia e empatia”, conclui.

Sobre o livro "IA Para Negócios – Guia Prático"

“IA Para Negócios – Guia Prático para Pequenas e Médias Empresas” é o primeiro livro do Brasil voltado para tornar a Inteligência Artificial acessível a micro, pequenas e médias empresas. Escrito pelas empreendedoras e especialistas em inovação Aline Lefol e Tiene Colins, a obra traduz conceitos complexos em passos práticos, permitindo que empreendedores sem equipe técnica apliquem IA e colham resultados em semanas. O livro apresenta casos reais de PMEs que utilizam a tecnologia em vendas, atendimento e processos internos, e inclui a assistente virtual Lia, que oferece interatividade e conteúdo atualizado em tempo real. A publicação busca democratizar o acesso à IA, impulsionar a competitividade das PMEs e fomentar inovação na base da economia brasileira.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto