Como ferramentas de automação aumentam a produtividade na gestão comercial de médias empresas
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Lucas Koehler
- SEGS.com.br - Categoria: Seguros
Segundo especialista em vendas da Agendor, automatizar o setor melhora a tomada de decisões estratégicas, o controle de metas e a alocação de recursos
Médias empresas que não utilizam ferramentas digitais para registrar e acompanhar suas oportunidades comerciais costumam ter mais dificuldade para identificar gargalos, repetir boas práticas e fazer projeções realistas. Por outro lado, negócios que passam por serviços de automação, conseguem aumentar a conversão de vendas e reduzir o ciclo de negócios, protagonizando agilidade e produtividade para as equipes.
De acordo com Gustavo Gomes, especialista em vendas da Agendor — empresa criadora de um ecossistema de soluções para gestão de vendas e do relacionamento com clientes (CRM) —, no setor comercial ainda é comum encontrar equipes que dependem de planilhas ou anotações dispersas, o que limita o potencial de crescimento e escalabilidade.
“Ainda existe quem opera com processos manuais, principalmente por falta de tempo, estrutura ou visão estratégica sobre o impacto dessas tecnologias. Mas esse é um problema que se reflete em ciclos de vendas mais longos, perda de oportunidades por falta de follow-up e metas mal dimensionadas”, alerta.
Os conflitos também acontecem quando áreas administrativas operam com alto grau de automação, mas a área comercial permanece analógica, criando descompasso que compromete a eficiência operacional da empresa como um todo. Sem dados atualizados e centralizados sobre o funil de vendas, torna-se mais difícil antecipar demandas, ajustar previsões e reagir com agilidade às mudanças do mercado, por exemplo.
“A falta de integração entre essas áreas resulta em baixa visibilidade sobre o desempenho comercial, dificultando a tomada de decisões estratégicas, o controle de metas e a alocação de recursos. Esse desalinhamento entre setores automatizados e uma gestão comercial manual tende a gerar desperdícios de tempo, retrabalho e perda de oportunidades”, explica Gustavo.
A realidade é oposta entre as empresas que automatizam processos comerciais, inclusive com boas práticas que podem servir de referência para outros setores. De acordo com o especialista em vendas da Agendor, os destaques estão no mapeamento claro do funil de vendas, com etapas bem definidas, e na automação de cadências de contato, evitando falhas em follow-ups. Além disso, outro diferencial é a integração de ferramentas de CRM com o WhatsApp, garantindo uma visão unificada do histórico de atendimento do cliente.
“Essas empresas fazem uso constante de dados para ajustes e melhorias, com reuniões de forecast baseadas em indicadores reais, e investem em treinamentos frequentes para manter a equipe engajada e alinhada ao uso das ferramentas”, destaca.
Gustavo pontua que, de modo geral, setores com maior competitividade ou dependência de relacionamento consultivo, como consultorias B2B e serviços técnicos especializados, tendem a estar mais abertos à ferramentas de automação. Já setores mais tradicionais, como transporte e logística, em alguns casos demonstram mais resistência inicial, embora o cenário esteja mudando à medida que os benefícios das ferramentas se tornam mais claros.
Ferramenta de CRM se destaca pela profissionalização
A ferramenta de CRM da Agendor faz com que empresas saiam de um modelo baseado na intuição para uma gestão de vendas orientada por dados, processos e inteligência. A automação comercial troca tarefas repetitivas feitas manualmente por softwares, sistemas, tecnologias e aplicações digitais que executam as mesmas atividades em menos tempo e de forma independente. Com isso, as chances de erros são mínimas, diminuindo o retrabalho humano e, consequentemente, a perda de tempo.
Entre os clientes da Agendor, está a KVO Medical, que atua há três décadas no setor médico-hospitalar e, até então, com trajetória sólida concentrada regionalmente em Campinas. Entretanto, foi a partir da ampliação do portfólio e da expansão para todo o estado de São Paulo e o Triângulo Mineiro que a empresa sentiu a necessidade de organizar e automatizar seus processos comerciais.
A equipe comercial da KVO Medical tem 14 vendedores, com diversos modelos de negócio, incluindo venda, locação, comodato e serviço, além de marcas importantes no portfólio. De acordo com Bruno Shinzato, Gerente Comercial da KVO Medical, era necessário encontrar uma solução para padronização dos processos comerciais e controle do funil de vendas. Foi neste cenário que a Agendor passou a atuar. Com isso, os vendedores puderam aposentar os caderninhos de anotações e trocá-los pelo aplicativo de celular.
“Como gestor, uso muito os relatórios e as automações do CRM. Criamos fluxos que conectam automaticamente o funil comercial ao de operações, o que agiliza o processo desde o fechamento da venda até a logística de entrega e o acompanhamento do pós-venda”, destaca.
De acordo com Bruno, a empresa já obteve diversos ganhos qualitativos, como facilidade de operação, facilidade de entrega, organização de todos os processos comerciais e documentação da gestão comercial.
“Antes, a gente tinha uma gestão mecânica, em planilhas. Ou seja, pouco precisa e que não funcionava em tempo real. Hoje é uma gestão em tempo real, uma gestão profissional. Se eu fosse resumir em uma palavra como é a empresa pós Agendor, eu acho que seria a profissionalização”, finaliza o gestor.
Sobre a Agendor
A Agendor é uma empresa brasileira de tecnologia que oferece um ecossistema de soluções para vendas B2B, combinando automação e usabilidade para ajudar times comerciais a venderem com mais eficiência e liberdade. Hoje, a plataforma conecta CRM, WhatsApp e inteligência artificial para centralizar dados e trazer previsibilidade para a gestão de vendas. Desde 2012, já impactou mais de 700 mil empresas e mantém 21 mil usuários ativos diariamente.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>