Quatro em cada dez empresas não treinam equipes para uso de IA
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Roberthalf
- SEGS.com.br - Categoria: Seguros
Dados da Robert Half apontam baixa maturidade na adoção de inteligência artificial e os riscos relacionados à falta de preparo de empresas e trabalhadores
Uma pesquisa da Robert Half, consultoria global de soluções em talentos, revelou que 40% das empresas brasileiras não oferecem qualquer tipo de capacitação a fim de orientar o uso responsável da inteligência artificial (IA). As empresas ainda pecam na falta de orientação direcionada à prevenção do vazamento de dados. O resultado chama atenção diante da crescente adoção da tecnologia: 42% das companhias já observam aumento da produtividade com o uso de IA, mas apenas 9% alcançaram alto nível de maturidade digital.
O estudo ouviu 1.150 participantes no Brasil, entre tomadores de decisão e profissionais com qualificação (empregados e desempregados), e mostrou que o mercado passa por um momento decisivo. Se por um lado cresce o uso de ferramentas abertas como ChatGPT e Gemini (adotadas por 47% das empresas), por outro, predomina a ausência de diretrizes estruturadas: somente 15% das organizações contam com programas recorrentes de capacitação sobre IA.
“Estamos diante de uma mudança tecnológica profunda, mas há uma lacuna significativa entre o entusiasmo com as possibilidades e a preparação prática para sua adoção ética e eficiente”, avalia Elisa Jardim, gerente da Robert Half. “As empresas precisam agir com rapidez para evitar riscos, como o vazamento de dados sensíveis. Além disso, é preciso formar equipes capacitadas para a extração do melhor valor dessas ferramentas”.
A pesquisa aponta que 53% das organizações ainda se encontram nos estágios iniciais de exploração da IA, enquanto 35% ainda não percebem um impacto relevante sobre suas operações. Ao mesmo tempo, 35% já automatizaram tarefas repetitivas e 31% reorganizaram fluxos internos para ganhar agilidade.
Apesar da adoção ainda tímida das novas tecnologias pela maioria das empresas, e da necessidade de investir na construção de uma governança sólida, as áreas que deverão experimentar um maior nível de aquecimento nos próximos dois anos, segundo recrutadores entrevistados, serão: TI e segurança da informação; análise de dados e business intelligence; atendimento ao cliente e experiência do consumidor; e projetos de transformação digital.
Investir em capacitação, diretrizes claras e segurança da informação é essencial não apenas para mitigar riscos, mas também para transformar o potencial da inteligência artificial em ganhos reais de competitividade e inovação.
Sobre a Robert Half
É a primeira e maior empresa de soluções em talentos no mundo. Fundada em 1948, a empresa opera no Brasil selecionando profissionais permanentes e para projetos especializados nas áreas de finanças, contabilidade, mercado financeiro, seguros, engenharia, tecnologia, jurídico, recursos humanos, marketing e vendas e cargos de alta gestão. Com presença global e atuação na América do Norte, Europa, Ásia, América do Sul e Oceania, a Robert Half aparece em listas das empresas mais admiradas do mundo. Robert Half é reconhecida, também, por seu compromisso de promover a igualdade e proporcionar uma cultura inclusiva.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>