Comunicação estratégica fortalece processos de visto de trabalho
*Por Talita Scotto
Ter matérias publicadas em veículos de imprensa confiáveis é uma forma legítima de demonstrar impacto e reconhecimento para profissionais que estão em busca de aprovação num processo de visto, como o O-1 e o EB-2 NIW, que exigem evidências de reconhecimento público.
Com a alta na procura por vistos de trabalho e imigração qualificada, cresce também a busca por estratégias que ajudem profissionais brasileiros a se destacarem internacionalmente. Uma dessas estratégias é conquistar evidências de competências na mídia, por meio de uma assessoria de imprensa.
Mais do que divulgar marcas ou produtos, o trabalho de comunicação passou a ser usado como uma ferramenta de autoridade, especialmente entre executivos, empreendedores, cientistas e artistas, que precisam comprovar relevância.
De acordo com o Departamento de Estado dos EUA, o número de vistos de habilidades extraordinárias (categoria O-1) concedidos a brasileiros aumentou mais de 30% nos últimos três anos. Esse movimento, impulsionado pela globalização do trabalho remoto e pelo interesse de países em atrair profissionais qualificados, tem criado um novo tipo de demanda: a comunicação como prova de autoridade.
O papel da imprensa nesse contexto é validativo e não é sobre autopromoção, é sobre documentação pública. Uma matéria publicada por um veículo reconhecido atua como fonte independente de validação. É um registro jornalístico que pode comprovar a relevância daquele profissional perante um agente de imigração.
Como funciona na prática
O trabalho parte da curadoria da trajetória do profissional: conquistas, prêmios, projetos relevantes e contribuições técnicas que merecem visibilidade. A partir disso, a assessoria de imprensa cria uma narrativa editorial e propõe pautas que possam gerar interesse jornalístico, conectando-as a temas de mercado, inovação, ciência ou cultura, que estejam dentro da área de atuação do cliente.
O resultado são matérias genuínas, entrevistas e artigos assinados que fortalecem o posicionamento do profissional e constroem um “dossiê” de mídia, com publicações verificáveis e datadas.
A assessoria de imprensa especializada neste nicho já se mostra uma ferramenta poderosa para quem busca oportunidades no exterior. Além de contribuir diretamente para o processo migratório, ajuda a consolidar reputação internacional e ampliar oportunidades de negócios, parcerias e reconhecimento.
*Talita Scotto é CEO do Grupo Contatto, ecossistema de comunicação especializado em assessoria de imprensa e posicionamento de autoridade para profissionais que buscam vistos de trabalho.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>