Logo
Imprimir esta página

Profissões do futuro exigem requalificação e equilíbrio entre tecnologia e habilidades humanas

A inteligência artificial está redesenhando o mercado de trabalho global. De acordo com o World Economic Forum (WEF), entre 2025 e 2030, o mundo deve criar 170 milhões de novas vagas, mesmo com a eliminação de 92 milhões de postos atuais. O saldo líquido previsto é de 78 milhões de empregos, mas com uma exigência clara: os trabalhadores precisarão se requalificar para acompanhar as mudanças.

O relatório indica que quase 44% dos profissionais terão de aprender novas habilidades nos próximos cinco anos e a tendência é confirmada no Brasil. Levantamento da TOTVS mostrou que as carreiras mais promissoras incluem cientista de dados (33%), profissional de saúde mental (30%), especialista em inteligência artificial (30%) e analista de segurança da informação (27%). Todas elas combinam domínio técnico com competências humanas, como adaptabilidade e pensamento crítico.

A tecnologia é o motor central dessa transformação, mas não a única. Estudo da Jobs and Skills Australia aponta que a inteligência artificial deve automatizar fortemente tarefas administrativas e repetitivas, ao mesmo tempo em que fortalece funções presenciais e humanas, como enfermagem, construção civil e hospitalidade. Um levantamento da Microsoft, aponta que áreas ligadas à comunicação, criação de conteúdo e atendimento estão entre as mais vulneráveis, enquanto trabalhos manuais e de cuidado tendem a se manter protegidos.

Esse cenário amplia a valorização de habilidades híbridas. Pesquisas acadêmicas recentes apontam que vagas em IA e sustentabilidade chegam a pagar 23% a mais quando o candidato reúne competências técnicas e socioemocionais. Em muitos casos, segundo estudos publicados no arXiv, o domínio prático supera até mesmo a exigência de diploma universitário.

Para a co-fundadora da Página 3 e especialista em comportamento e tendências, Georgia Reinés, a lição é clara: o futuro não será dominado por máquinas, mas pela interação entre tecnologia e pessoas. “O futuro não será definido apenas pela tecnologia, mas pela capacidade humana de dar direção ao que ela produz. As profissões emergentes exigem mais do que domínio digital: pedem habilidade analítica para aprofundar os dados e senso crítico para julgá-los. Destacam-se aqueles que compreendem que a tecnologia não pensa por nós, ela apenas coleta, organiza e processa informações. O verdadeiro diferencial está em quem transforma esses dados em reflexão, decisão e sentido", destaca.

O mapa das profissões do futuro ainda está em construção, mas já deixa um recado inequívoco: a capacidade de adaptação será o maior diferencial. Mais do que diplomas, será a combinação entre habilidades digitais, pensamento crítico e competências humanas que definirá quem estará na linha de frente dessa nova economia.

Caso tenha interesse na pauta, basta me avisar que faço a ponte com a executiva.

Página 3

A Página 3 é uma consultoria que atua no campo da estratégia, combinando análise crítica e metodologias próprias para apoiar líderes e organizações na tomada de decisões. Com entregas que vão de artigos, relatórios e filmes a experiências presenciais e imersivas, a empresa busca equilibrar profundidade analítica e agilidade, oferecendo soluções que resolvem desafios e inspiram transformações duradouras.

Georgia Reinés

Georgia é cofundadora da Página 3 e especialista em inovação, comportamento e tendências, com foco em transformar insights culturais em novos negócios e estratégias de crescimento. Empreendedora em sua segunda jornada, reúne mais de 10 anos de experiência em pesquisa e desenvolvimento de soluções estratégicas. Fundadora da KOGA, área de negócios da DOJO, onde atuou junto a clientes como Amazon, Itaú e Havaianas, e também integrou equipes da Box1824 e co-fundou Sharp Inteligência Cultural


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto