Confiança dos CFOs cresce no 3º trimestre, mas cautela ainda domina o cenário de negócios
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Bianca Tresca
- SEGS.com.br - Categoria: Seguros
Levantamento aponta foco dos executivos em tecnologia e ampliação de capacidade instalada, mesmo diante de juros altos e demanda interna fraca
O Índice de Confiança do CFO (iCFO), pesquisa trimestral conduzida pelo Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças de São Paulo (IBEF-SP) em parceria com a Saint Paul Escola de Negócios, alcançou 126,9 pontos no terceiro trimestre de 2025, mostrando leve aumento de otimismo em relação ao trimestre anterior, que registrou 125,7 pontos. Apesar do avanço, o índice segue abaixo dos níveis observados em 2024, quando se manteve consistentemente acima dos 127 pontos. O levantamento, que mede o nível de confiança dos diretores financeiros quanto ao desempenho futuro do país, dos setores e das empresas, revela que os CFOs estão mais confiantes em suas organizações e mercados de atuação, mas ainda cautelosos diante de desafios macroeconômicos persistentes.
Entre os três componentes do indicador, o índice setorial (iCFOs) foi o que mais cresceu, subindo 3,5 pontos e alcançando 128,6 pontos. Já o índice de confiança nas empresas (iCFOe) avançou 0,5, chegando a 132,5 pontos; enquanto o índice macroeconômico (iCFOm) permaneceu estável em 119,8 pontos. As principais preocupações dos executivos de finanças seguem concentradas na demanda do mercado interno (19,4%), nos juros elevados (15,1%) e no ambiente político (9,4%). A atração e retenção de talentos também aparece entre os fatores mais citados, com 9,4% das respostas.
Os CFOs reduziram suas projeções para o IPCA, agora em 4,9%, ante 5,4% no trimestre anterior. A taxa básica de juros (Selic) é estimada em 14,3%, e o dólar, em R$ 5,51. Já o PIB brasileiro deve registrar crescimento médio de 2,1% em 2025, segundo as projeções dos respondentes. Mesmo com o ambiente ainda desafiador, os planos de investimento seguem firmes. Três em cada dez CFOs (30,1%) pretendem investir em tecnologia da informação (TI) nos próximos 12 meses — prioridade que se mantém desde o início da série histórica, em 2016. Em seguida aparece a ampliação da capacidade instalada, mencionada por 25,5% dos executivos.
Entre os que pretendem investir em TI, 47% afirmam que menos da metade do orçamento será destinado a soluções de Inteligência Artificial e Big Data, enquanto 19% não preveem investimentos nessas frentes. Os demais respondentes, cerca de 34%, preveem utilizar metade, ou mais, dos valores destinados a TI para esse tipo de solução.
Por outro lado, 83% dos CFOs disseram não planejar aquisições de startups ou hubs de inovação, indicando um movimento de contenção nas apostas em inovação mais disruptiva — reflexo do custo de capital elevado. O levantamento também mostra maior disposição das empresas em ampliar seus quadros: 41% dos CFOs esperam aumentar o número de funcionários e terceirizados até meados de 2026, frente a 28% no mesmo período do ano anterior. Já a parcela dos que planejam redução de equipes também cresceu, de 18% para 21%, apontando uma polarização entre companhias em expansão e outras ainda em ajustes de custo.
Sobre o iCFO
O Índice de Confiança do CFO (iCFO) é uma pesquisa trimestral que busca captar a percepção e as expectativas dos diretores financeiros quanto ao desempenho futuro da economia, dos setores e das empresas no Brasil. A escala de pontuação vai de 20 a 180 pontos, sendo 100 o nível de neutralidade.
Conheça o IBEF-SP
O Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças de São Paulo (IBEF-SP) é uma organização sem fins lucrativos, formada por profissionais do ecossistema de finanças e administração, cujo faturamento das empresas administradas representa 25% do PIB brasileiro. O IBEF-SP promove eventos técnicos, programas de certificações, pesquisas, premiações e eventos sociais, que proporcionam networking qualificado e ambiente de negócios. Em novembro de 2024, o instituto completou 51 anos. Seu objetivo principal é promover o compartilhamento de conteúdo atual e relevante à comunidade de finanças. Acesse ibefsp.com.br e saiba mais.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>