Apenas 35% das empresas estão preparadas para a Reforma Tributária, revela estudo da Thomson Reuters
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Dídio Theorga
- SEGS.com.br - Categoria: Seguros
O período de transição da reforma tributária no Brasil já inicia em 2026, indo até 2033.
Um estudo da Thomson Reuters, empresa multinacional de tecnologia e informação com sede no Canadá, divulgado neste mês de outubro, revelou que apenas 35% das empresas brasileiras estão adaptadas às mudanças trazidas pela Reforma Tributária do consumo — uma das transformações mais amplas e complexas já enfrentadas pelo ambiente de negócios nacional.
O dado evidencia o tamanho do desafio para o setor privado diante da transição para o modelo de Imposto sobre Valor Adicionado (IVA Dual), que cria a Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS) e o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS). O período de transição da reforma tributária no Brasil já inicia em 2026, indo até 2033.
Para o especialista em Gestão de Riscos e sócio da ABAX Consultoria, Felipe Martins, o resultado do levantamento mostra que o impacto da reforma vai muito além da esfera fiscal. “A reforma não se resume à substituição de tributos. Ela exige uma revisão completa da estrutura contábil, dos controles internos e dos sistemas das empresas”, afirma. Segundo ele, a baixa taxa de adaptação reforça a necessidade de um movimento urgente de diagnóstico e adequação.
Com a substituição de tributos como PIS, COFINS, ICMS, ISS e IPI, as companhias terão de revisar critérios de reconhecimento contábil de receitas, ajustar provisões tributárias, atualizar sistemas de ERP e fortalecer controles internos. O período de transição, no qual os regimes antigo e novo conviverão, também aumenta a complexidade operacional e o risco de inconsistências.
Outro ponto crítico é a rastreabilidade das informações fiscais. O modelo de IVA dependerá fortemente da consistência de dados entre as áreas de compras, vendas e contabilidade, exigindo processos integrados e auditorias automatizadas. “O dado da Thomson Reuters é um sinal de alerta: as empresas que ainda não iniciaram sua adaptação precisam agir rapidamente. O prazo é curto, mas ainda há tempo para se preparar com segurança e eficiência”, reforça Martins.
Mais do que uma alteração tributária, a reforma representa uma mudança de paradigma na governança e no planejamento fiscal das organizações. As empresas que encararem o processo de forma estratégica tendem a se destacar em um ambiente econômico mais moderno, competitivo e transparente.
Felipe Martins - Sócio da ABAX Consultoria e Especialista em planejamento tributário.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>