“Ganhar clientes é responsabilidade de todos os departamentos”, afirma líder da Zoho
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Giovanna Rebelo Alves
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No CRM Zummit, líder de treinamento de produtos da Zoho destacou como a colaboração entre equipes e o uso estratégico do CRM podem transformar a experiência do cliente e simplificar a rotina das empresas
Durante sua participação no CRM Zummit, principal evento de marketing, vendas e CRM da América Latina, Chris Vishnu Kumar, líder de treinamento de produtos na Zoho, compartilhou uma visão inspiradora sobre o papel do CRM no fortalecimento da relação entre empresas e clientes. Segundo ele, o grande diferencial das organizações modernas não está apenas na tecnologia que utilizam, mas na forma como integram pessoas, processos e informações.
Promovido pelo Zoho CRM, braço de relacionamento com o cliente da multinacional Zoho, o CRM Zummit acontece em Florianópolis, nesta sexta-feira (17).
Para Kumar, CRM deve ser o ponto central de colaboração entre todas as áreas da empresa, e não apenas uma ferramenta tecnológica de uso exclusivo dos times de vendas. “Ganhar clientes não depende apenas da equipe comercial. É um esforço conjunto, que envolve todos os departamentos”, defendeu.
Ao longo da palestra, o especialista usou exemplos práticos para ilustrar como a falta de integração entre diferentes áreas ainda é um desafio comum. Ele comparou a compra de uma casa – processo muitas vezes confuso e repleto de desencontros de informação – à experiência de pedir comida por um aplicativo. “No aplicativo, tudo é integrado: o restaurante, o entregador e o cliente compartilham a mesma base de dados. Isso é o que torna a jornada simples e satisfatória”, afirmou.
Essa analogia, segundo ele, resume o que a Zoho busca promover com o conceito de “CRM para Todos”. A ideia é permitir que qualquer pessoa dentro de uma organização possa colaborar, compartilhar dados e contribuir para decisões mais assertivas, sem perder o controle sobre a privacidade e os limites de acesso. Já em um contexto comercial, democratizar o acesso ao CRM garante que cada colaborador tenha as informações certas para oferecer uma experiência mais fluida e personalizada para o cliente final.
Ele também destacou o papel da inteligência artificial nesse processo, citando a relevância da Zia, assistente inteligente da Zoho que ajuda a automatizar rotinas, prever tendências e personalizar fluxos de trabalho. “A IA é uma aliada poderosa quando aplicada de forma estratégica. Ela não substitui pessoas, potencializa o trabalho em equipe e torna os processos mais humanos”, pontuou.
Durante a apresentação, Kumar ainda apresentou o Zoho Kiosk Studio, ferramenta do Zoho CRM que permite criar interfaces e automações personalizadas sem a necessidade de programação. O recurso facilita a adaptação do sistema às realidades de diferentes negócios, reforçando a missão da empresa de tornar o CRM acessível e flexível.
“O futuro do CRM é coletivo. Quando times compartilham informações, as empresas constroem experiências verdadeiramente integradas e excepcionais para o cliente”, concluiu o representante da Zoho, enfatizando que a próxima etapa da transformação digital depende menos de novas ferramentas e mais de colaboração entre pessoas.
Sobre o CRM Zummit
O CRM Zummit traduz a ambição da Zoho e do Zoho CRM em extrapolar a expertise em eventos de produto e tornar-se referência em inovação e também palco para os principais debates sobre o futuro dos negócios e das vendas no Brasil. Em suas últimas edições, consolidou-se como o principal evento de vendas e CRM da América Latina, reunindo um público superior a 2 mil pessoas, entre participantes e palestrantes de renome nacional e internacional. Com grande enfoque em educação corporativa e vendas B2B, o CRM Zummit promete ser o epicentro da inovação tecnológica e ambiente propício a conexões verdadeiras entre profissionais de marketing, vendas e relacionamento com o cliente.
Sobre a Zoho
Com mais de 55 aplicativos cobrindo praticamente todas as áreas de negócios, a Zoho Corporation é uma das empresas de tecnologia mais versáteis do mundo. A empresa tem sede global em Austin, Texas, e sede internacional em Chennai, Índia. A Zoho é privada, lucrativa e conta com mais de 18 mil colaboradores. Saiba mais: www.zoho.com
Serviço
O que: CRM Zummit 2025 – O futuro das vendas
Quando: 16 e 17 de outubro de 2025
Onde: Oceania Convention Center
R. do Marisco, 550 - Ingleses Centro, Florianópolis - SC
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