Black Friday 2025: Dicas de Segurança Essenciais para Empresas
Empresas devem reforçar a segurança digital para evitar fraudes, invasões e roubos de dados e senhas durante o período
Com a aproximação da Black Friday, Natal e Ano-novo que fazem crescerem os acessos a sites de compras, as empresas precisam estar preparadas para proteger seus dados e de clientes contra invasões e ataques cibernéticos. No Brasil, dados recentes do relatório Check Point Research mostram que o país registra em média 2,6 mil ciberataques semanais a empresas, 21% a mais que no ano passado.
No e-commerce, as plataformas e aplicações enfrentam diversos tipos de ataques cibernéticos, como roubo de credenciais, dados falsos no cadastro, negação de serviços, tentativas de exploração de APIs e fraudes financeiras com o uso de crédito de terceiros. Além disso, o vazamento de dados de clientes, como CPF, chave PIX, telefone, e-mail, endereço e outros, que podem chegar às mãos de criminosos para aplicação de golpes.
De acordo com Pedro Braga, diretor da Locaweb e KingHost, o período exige que as empresas estejam preparadas para proteger seus canais. “Durante a Black Friday, phishing, roubo de credenciais e ransomware estão entre as ameaças mais recorrentes", alerta. "O que pode comprometer tanto a operação da empresa quanto a confiança dos clientes.”
Os principais riscos que podem afetar os negócios
- Fraudes digitais e phishing: mensagens falsas, sites clonados e links maliciosos podem induzir consumidores e colaboradores a fornecerem informações pessoais e financeiras.
- Ransomware: ataques que sequestram dados corporativos e exigem pagamento para liberação.
- Roubo de credenciais: senhas fracas ou reutilizadas facilitam invasões em sistemas e lojas virtuais.
- Sites sem certificado de segurança: páginas sem SSL afastam consumidores, além de exporem dados sensíveis a invasores e permitirem adulteração de informações entre o browser do cliente e o servidor da empresa.
Braga destaca que investir na segurança de dados é fundamental para toda empresa que quer crescer sem correr riscos de invasão ou exposição de dados de clientes. “Na Locaweb, contamos com soluções robustas para proteção digital, essenciais para períodos de grande movimentação como a Black Friday”, recomenda.
Dentre as principais soluções para proteção do negócio oferecidos pela empresa estão: certificado SSL, que protege a troca de informações entre site e usuários; hospedagem segura e servidores monitorados 24/7; painel de gerenciamento simples e integrado que facilita a emissão e configuração de certificados de segurança; e serviços complementares de backup e autenticação de dois fatores que reduzem vulnerabilidades.
Sobre a Locaweb
Uma das primeiras empresas de hospedagem de sites do Brasil, a Locaweb, cuja sede se encontra em São Paulo, está à ativa no mercado de tecnologia há 27 anos. Por meio de serviços como registro de domínios, criação de e-mail profissional e soluções de computação na nuvem, a empresa, referência no segmento no Brasil e na América Latina, conta com uma base de mais de 280 mil clientes de diversas regiões. Desde 2022, integra a LWSA — ecossistema de soluções digitais para empresas de diferentes portes e níveis de desenvolvimento. Dentre os serviços estão plataforma de e-commerce, ERP, integração com marketplace, PDV, recorrência, geração de leads, crédito e logística, entre outros.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>