Inteligência Artificial: adotada por 55% das marcas de varejo e 71% dos CMOs globais
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Priscila Zucas
- SEGS.com.br - Categoria: Seguros
Estudos do BCG com líderes de marketing e varejistas de África, Europa, Oriente Médio e América do Sul projetam aportes de US$ 10 milhões por ano
O Boston Consulting Group (BCG), por meio de seus estudos “Six Questions for Scaling Retail Media Outside the US” e “How CMOs Are Scaling GenAI in Turbulent Times”, detalha as dinâmicas da mídia de varejo fora dos Estados Unidos e as prioridades de Chief Marketing Officers (CMOs) em relação à inteligência artificial generativa (GenAI).
As análises identificam pontos de convergência significativos nas tendências de marketing e investimento em tecnologia, mostrando que cerca de 80% dos CMOs expressaram otimismo e confiança na GenAI e que 71% planejam investir pelo menos US$ 10 milhões anualmente na ferramenta durante os próximos três anos – um aumento em relação aos 57% dos respondentes de 2024. Essa tendência é ecoada no setor de varejo, em que 55% das marcas expressam interesse em investir em inteligência artificial (IA) para otimizar o posicionamento de anúncios.
"As empresas estão agora experimentando cenários que só recentemente pareciam futuristas. Atualmente, mais de um terço dos CMOs já relatam melhorias significativas na experiência do cliente e no conteúdo, tanto no quesito qualidade, quanto em volume, graças à GenAI”, afirma, Eduardo Leone, diretor executivo e sócio do BCG.
De acordo com o BCG, a GenAI é capaz de gerar conteúdo e automatizar processos, além de contribuir com a geração de insights personalizados. No contexto da mídia de varejo, 86% das marcas estão dispostas a pagar uma margem de lucro de 30% ou mais por uma segmentação aprimorada, mas 68% dos players possuem apenas os recursos básicos para isso.
Além disso, 48% das empresas de mídia de varejo mais maduras e 58% dos varejistas citaram a falta de talentos adequados como um impedimento à escala. Da mesma forma, os CMOs estão percebendo que contratar especialistas em GenAI suficiente não é uma opção e que o treinamento das equipes existentes se tornou um imperativo.
“A expansão das fronteiras da geração de conteúdo, personalização e insights também envolve equipar os profissionais de varejo e marketing com agentes de IA e capacitá-los para as novas tecnologias. Esse é o caminho para o crescimento e a eficiência das empresas”, reforça Leone.
Os levantamentos indicam ainda que a medição e o ROI também se tornaram essenciais para o sucesso, atuando como um habilitador chave de escala, otimização e responsabilidade. Das marcas pesquisadas, 53% desejam monitoramento de desempenho em tempo real e específico da campanha, 43% querem mensuração de incrementalidade para entender o verdadeiro valor da campanha publicitária e 40% esperam criar o planejamento da campanha usando insights acionáveis, desempenho de categoria e benchmarking de pares.
Nesse contexto, os CMOs devem priorizar a implementação da tecnologia para destravar o crescimento e escalar rapidamente, garantindo que mais de seus investimentos sejam autofinanciáveis enquanto equilibram resultados no ano e vantagens estratégicas de longo prazo. Ao mesmo tempo, os varejistas devem agir com velocidade para lançar e avançar suas ofertas e não ficar para trás.
Os estudos “Six Questions for Scaling Retail Media Outside the US” e “How CMOs Are Scaling GenAI in Turbulent Times” completos estão disponíveis, em inglês, no site do BCG.
Sobre o Boston Consulting Group
O Boston Consulting Group atua em parceria com lideranças empresariais e sociais para ajudá-las a enfrentar seus desafios mais importantes e capturar as melhores oportunidades. Fundado em 1963, o BCG é pioneiro em estratégia de negócios. Trabalhamos lado a lado com nossos clientes por meio de uma abordagem transformadora que abrange os interesses das partes envolvidas — capacitando organizações para crescer, construir vantagens competitivas mais sustentáveis e gerar impacto positivo na sociedade. Nossas equipes globais são pautadas pela diversidade e têm profundo conhecimento técnico-funcional em diferentes indústrias, além de múltiplas perspectivas que estimulam a mudança. O BCG oferece soluções por meio de consultoria estratégica de ponta, aliada à tecnologia e design, assim como corporate e digital ventures. Adotamos um modelo de trabalho colaborativo único em toda a empresa e em todos os níveis da organização dos clientes, impulsionados pelo objetivo de ajudá-los a prosperar para tornar o mundo um lugar melhor.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>