Mesmo em crise, brasileiros preservam compras em datas comemorativas
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Jaqueline Nunes
- SEGS.com.br - Categoria: Seguros
Levantamento Neogrid/Opinion Box mostra que consumidores adaptam hábitos, equilibram orçamento e recorrem a diversos canais de pesquisa para garantir o melhor custo-benefício, sem deixar de comprar em datas sazonais
O consumidor brasileiro tem adotado um comportamento mais contido nas comemorações de datas especiais, como o Dia das Mães, dos Namorados e a Páscoa, mas sem abrir mão da “lembrancinha”. A nova pesquisa “Consumo em Tempos de Inflação e Repriorização” revela que cerca de 51% dos entrevistados preservaram os hábitos de compra nessas ocasiões, mas gastando menos - enquanto apenas 19% afirmaram não ter adquirido nenhum presente ou alimento específico para essas celebrações nos últimos 12 meses. Já 24% dos brasileiros mantiveram a rotina de consumo sem alterações.
O levantamento realizado pela Neogrid, ecossistema de tecnologia e inteligência de dados que desenvolve soluções para a gestão da cadeia de consumo, em parceria com o Opinion Box, referência em tecnologia para pesquisa de mercado e experiência do cliente, mostra que quase 60% planejam prosseguir comprando em datas comemorativas nos próximos meses.
“Os dados indicam que, mesmo com ajustes motivados pelo cenário econômico, o desejo de celebrar continua. Para o shopper, isso significa economizar, planejar e pesquisar. Para a indústria,varejo e distribuição, representa o olhar estratégico para garantir mix ideal, estoques equilibrados e vendas planejadas, para que não haja rupturas nem excessos. Em períodos sazonais, o preparo estratégico e uma execução eficiente são determinantes, já que o consumidor acompanha de perto os preços e valoriza ofertas exclusivas”, explica Leandro Murta, diretor de Inteligência Comercial da Neogrid.
De olho no preço e em experiências personalizadas
O monitoramento da Neogrid/Opinion Box destaca, ainda, que a pesquisa de preços é feita sempre por 31% dos entrevistados, à medida que 25% fazem essa checagem frequentemente. Apenas 10% responderam verificar os valores raramente e 3% nunca comparam - evidência de que o consumidor é altamente sensível ao preço e procura constantemente o melhor custo-benefício.
Entre os canais mais acessados para essa comparação estão a própria loja física (56%) e sites (53%), ao passo que os aplicativos especializados aparecem com 27% e as ferramentas de busca com 24%. Já as redes sociais são utilizadas por 30% dos respondentes, ao mesmo tempo que plataformas de inteligência artificial, como o ChatGPT, ainda têm participação reduzida e inferior a 5%.
As interações e ofertas adaptadas ao perfil e comportamento de cada pessoa, com apoio da inteligência artificial e da análise de dados do histórico de compras são iniciativas que tornam o ponto de venda mais relevante, otimizam promoções e ações de trade marketing e contribuem para aumentar a receita do varejo e a satisfação do cliente.
“O fato de os consumidores compararem preços em tantos canais diferentes mostra que o processo de decisão está cada vez mais criterioso e multicanal. Eles avaliam não só o preço, mas também a conveniência e a experiência oferecida em cada ponto de contato. Por isso, as empresas que entregarem transparência, praticidade e personalização em todos os canais terão mais chances de conquistar e fidelizar esse novo consumidor”, finaliza Murta.
Sobre a Neogrid
A Neogrid é uma empresa de tecnologia e inteligência que desenvolve soluções para a gestão da cadeia de consumo. Há 26 anos no mercado, construiu um ecossistema de dados e negócios que conecta varejos, indústrias e distribuidores no Brasil e nos mercados mais competitivos do mundo. Com cases de sucesso em empresas de grande porte, tem como principal objetivo aumentar as vendas e a rentabilidade das empresas.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>