Nova opção de tratamento para RCU avaliada pela ANS em planos de saúde
Está aberta consulta pública para a avaliação da inclusão de novas tecnologias da ANS. Participação da sociedade é fundamental e qualquer cidadão pode contribuir até dia 28/10
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) publicou no último dia 9 a Consulta Pública (CP) 162 para avaliar a incorporação de novas tecnologias para o tratamento de retocolite ulcerativa na lista de cobertura dos planos de saúde. Entre as tecnologias avaliadas está o imunobiológico Guselcumabe para adultos com doença moderada a grave, pós falha a anti-TNF. A possibilidade de incorporação no sistema de saúde privado representa um marco importante na ampliação de acesso à inovação para pacientes que vivem com a condição e não tiveram resposta satisfatória a tratamentos realizados anteriormente.
A consulta pública da ANS é um processo democrático em que toda a sociedade pode opinar sobre a inclusão de novos tratamentos no rol dos planos de saúde. Qualquer cidadão brasileiro maior de 18 anos de idade pode compartilhar opiniões e relatos que auxiliem na tomada de decisão da agência – sejam pacientes, familiares, médicos, associações ou demais cidadãos interessados em contribuir com a jornada dos pacientes. A consulta pública 162 ficará aberta até o dia 28/10.
“A participação da sociedade é essencial para garantir que as decisões regulatórias reflitam as reais necessidades dos pacientes e promovam mais equidade no acesso à saúde. É um processo fundamental diante do cenário de crescimento na incidência de doenças inflamatórias intestinais no Brasil”, comenta Aniela Branco, diretora médica de Imunologia da Johnson & Johnson Innovative Medicine.
Para contribuir, basta acessar o site da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), realizar login com uma conta gov.br e localizar a consulta pública de nº 162. Em seguida, é necessário preencher o formulário com sua opinião, relatos ou argumentos técnicos. Todas as contribuições são consideradas no processo de avaliação e podem influenciar a decisão final da agência sobre o rol de tratamentos disponibilizados.
SOBRE RETOCOLITE ULCERATIVA
Retocolite ulcerativa (RCU) é uma doença crônica do intestino grosso em que o revestimento do cólon apresenta inflamação e desenvolve pequenas feridas abertas, ou úlceras, que produzem pus e muco. Isso é resultado de uma resposta hiperativa do sistema imunológico. Os sintomas variam, mas normalmente incluem urgência evacuatória, sangramento retal ou fezes com sangue, diarreia persistente, dor abdominal, perda de apetite, perda de peso e fadiga[1].
SOBRE GUSELCUMABE
Guselcumabe é o primeiro e único anticorpo monoclonal a apresentar em estudo in vitro uma ação dupla e aprovado que bloqueia IL-23 ao mesmo tempo que se liga a CD64, um receptor em células que produzem IL-23. IL-23 é uma citocina secretada por monócitos/macrófagos ativados e células dendríticas que são conhecidos por serem um impulsor de doenças imunomediadas, incluindo RCU.[2],[3],[4],[5],[6]
O estudo QUASARa demonstrou que 72% dos pacientes com retocolite ulcerativa alcançaram remissão clínicab e 43% remissão endoscópica na Semana 92 de tratamento com guselcumabec, com alta durabilidade dos resultados mesmo em pacientes com histórico de falha a outros tratamentos imunobiológicos[7]. Guselcumabe recebeu aprovação da ANVISA em novembro de 2024 para o tratamento de pacientes adultos com RCU moderada a gravemente ativa e atualmente é administrado por meio de um regime de indução IV, seguido por um regime de manutenção SC. Guselcumabe também foi aprovado pela ANVISA em março de 2025 para as opções de indução SC e IV para o tratamento de adultos com Doença de Crohn (DC) moderada a gravemente ativa.
Notas do Editor:
Resultados de imputação de não respondedores. Os dados foram analisados utilizando 2 métodos: “imputação de não respondedores” (NRI), considerando participantes com falha de tratamento ou dados ausentes, e “conforme observados”. Os resultados de NRI foram consistentes com os conforme observados.
Remissão clínica foi definida como uma subpontuação de frequência de fezes da Mayo de 0 ou 1 e sem aumento desde o valor basal da indução, uma subpontuação de sangramento retal da Mayo de 0 e uma subpontuação endoscópica da Mayo (MES) de 0 ou 1.
Remissão endoscópica (normalização) foi definida como MES de 0.
Melhora endoscópica era definida como uma subpontuação na endoscopia de 0 ou 1 sem presença de friabilidade na endoscopia.
SOBRE A JOHNSON & JOHNSON
Na Johnson & Johnson, acreditamos que saúde é tudo. Nossa força na inovação em saúde nos capacita a construir um mundo onde doenças complexas são prevenidas, tratadas e curadas, os tratamentos são mais inteligentes e menos invasivos e as soluções são individualizadas. Por meio de nossa experiência em Innovative Medicine e MedTech, estamos posicionados de forma única para inovar em toda a gama de soluções de saúde hoje para oferecer os avanços de amanhã e impactar profundamente a saúde da humanidade. Saiba mais em https://www.jnj.com.
REFERÊNCIAS
[1] Crohn’s & Colitis Foundation. What is ulcerative colitis? Available at: https://www.crohnscolitisfoundation.org/what-is-ulcerative-colitis. Accessed March 2025
[2] Atreya R, Abreu MT, Krueger JG, et al. Guselkumab, an IL-23p19 subunit-specific monoclonal antibody, binds CD64+ myeloid cells and potentially neutralizes IL-23 produced from the same cells. Poster presented at: 18th Congress of the European Crohn’s and Colitis Organization (ECCO); March 1-4, 2023; Copenhagen, Denmark. Poster P504
[3] Kreuger JG, Eyerich K, Kuchroo VK. Il-23 past, present, and future: a roadmap to advancing IL-23 science and therapy. Front Immunol. 2024; 15:1331217. doi:10.3389/fimmu.2024.1331217.
[4] TREMFYA® [Prescribing Information]. Horsham, PA: Janssen Biotech, Inc.
[5] Skyrizi® [Prescribing Information]. North Chicago, IL: AbbVie, Inc.
[6] Omvoh™ [Prescribing Information]. Indianapolis, IN: Eli Lilly and Company.
[7] Lichtenstein GR, et al. Efficacy And Safety Of Guselkumab For Ulcerative Colitis Through Week 92 Of The Quasar Long-Term Extension Study. Poster presentation (#4241842) at Digestive Disease Week 2025. May 2025.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>