Logo
Imprimir esta página

Empresas brasileiras podem enfrentam desafios jurídicos ao expandir seus negócios para os EUA

Crédito das fotos: Divulgação Crédito das fotos: Divulgação

Falta de familiaridade com o sistema legal norte-americano e custos elevados estão entre os principais obstáculos

A expansão internacional se tornou uma estratégia recorrente entre empresas brasileiras que buscam novos mercados, especialmente nos Estados Unidos. Ocorre que, muitas vezes, esse movimento pode ser acompanhado de disputas judiciais complexas, bastante distintas daquelas ordinariamente em curso perante o Judiciário brasileiro. De acordo com o advogado Leonardo de Campos Melo, sócio administrador e fundador do escritório LDCM Advogados, especializado em contencioso e arbitragem internacional, as empresas brasileiras enfrentam desafios quando precisam litigar no exterior.

“Um dos maiores obstáculos para as empresas brasileiras nos EUA é a falta de familiaridade com o sistema jurídico local, que difere substancialmente do brasileiro, seja pela intensidade em si do processo civil americano, que demanda do cliente participação bastante ativa na construção da causa e no fornecimento de provas documentais, testemunhais e técnicas, seja pelos respectivos custos, que são elevados”, afirma.

A arbitragem pode ser uma interessante alternativa ao Judiciário americano, desde que seja objeto de livre escolha entre as partes envolvidas e que, diante das especificidades do mercado investido, faça sentido do ponto de vista da estratégia adotada pelo investidor.

Além disso, o advogado destaca que aspectos culturais e de comunicação também impactam negativamente a atuação das empresas brasileiras em disputas no exterior. “A atuação preventiva, com a elaboração cuidadosa de contratos e o entendimento pleno das regras do jogo nos EUA, seja quanto a disputas judiciais, seja com relação a arbitragens, é essencial para proteger os interesses da empresa e evitar litígios onerosos e desgastantes”, reforça.

“É essencial, portanto, que as empresas que tenham interesse de investir no exterior também contemplem em seus estudos os aspectos jurídicos em casos de eventuais disputas”, finaliza o advogado.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto