Projeto limita cobrança de seguros em locação de veículos
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por /Cqcs/
- SEGS.com.br - Categoria: Seguros
Proposta busca coibir práticas abusivas e garantir mais transparência na cobrança de seguros adicionais
O deputado Gilberto Abramo (Republicanos/MG) apresentou projeto de lei que limita a cobrança de seguros diários em contratos de locação de veículos. De acordo com a proposta, fica vedada a cobrança, pelas locadoras de veículos, de seguros adicionais de proteção de avarias e de responsabilidade civil (terceiros) por diária, quando tais seguros já estiverem incluídos no valor total do contrato de locação ou forem opcionais contratados pelo consumidor de forma única.
Segundo o texto, a cobrança não poderá exceder o valor proporcional ao período em que o seguro efetivamente cobrir o veículo, devendo constar de forma clara e individualizada no contrato de locação.
O consumidor poderá optar, de forma expressa e por escrito, por contratar ou não os seguros adicionais, sem qualquer imposição automática diária, sendo vedada a cobrança compulsória ou repetida sem a efetiva necessidade de cobertura.
Já as locadoras deverão informar previamente, de forma clara e destacada no contrato, o preço total da locação incluindo todos os seguros e serviços adicionais.
Caso o projeto seja aprovado, o descumprimento da Lei sujeitará a locadora às sanções previstas no Código de Defesa do Consumidor, incluindo multa e indenização por danos materiais e morais.
O autor da proposta explica que a finalidade é “coibir práticas abusivas na cobrança de seguros adicionais em contratos de locação de veículos”, garantindo maior transparência e respeito ao consumidor. “Atualmente, é comum que locadoras imponham a cobrança diária de seguros de proteção de avarias e de responsabilidade civil (terceiros), ainda que o consumidor já tenha contratado tais serviços de forma global ou única. Tal prática, além de onerosa, caracteriza-se como abusiva, na medida em que obriga o consumidor a pagar repetidamente por uma cobertura que, na prática, não se renova a cada diária, mas permanece vigente durante todo o período de locação”, argumenta o deputado.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>