Dia da Ciência e Tecnologia: avanço da inteligência artificial no Brasil impulsiona novos modelos de negócios
Celebrado em 16 de outubro, o Dia da Ciência e Tecnologia reforça a importância da pesquisa e da inovação como pilares para o desenvolvimento econômico e social. No Brasil, um dos campos que mais têm crescido é o da Inteligência Artificial (IA), que vem transformando a forma como empresas de todos os setores operam, tomam decisões e se conectam com clientes.
De acordo com o estudo da McKinsey, 72% das empresas no mundo já adotaram tecnologias de IA, um avanço expressivo frente aos 55% registrados em 2023. Já o levantamento, da Randstad, aponta que 65% das organizações aumentaram seus orçamentos voltados à tecnologia no último ano.
O avanço da Inteligência Artificial evidencia a maturidade científica e tecnológica do Brasil, impulsionada pela conexão entre universidades, empresas e centros de inovação. Com a popularização das tecnologias, a IA tende a ganhar papel cada vez mais estratégico no crescimento econômico, estimulando novos negócios, oportunidades e uma cultura de inovação orientada por ciência e propósito.
Segundo Herman Bessler, CEO e fundador do TEMPLO — empresa pioneira em soluções de IA para negócios —, setores como varejo, finanças, saúde, agricultura e manufatura já utilizam a tecnologia para ganhar eficiência, personalizar experiências e ampliar resultados.
“A ciência e a tecnologia deixam de ser suporte e se tornam infraestrutura das mudanças corporativas: a Inteligência Artificial além de automatizar tarefas, desloca pontos de decisão, realoca competências e altera relações com fornecedores. Os efeitos em cadeia impactam custos operacionais e exposição regulatória, mas convidam também ao desenvolvimento e valorização de novas habilidades como orquestração de força de trabalho digital, por exemplo. O sucesso na adoção de IA passa por visão estratégica e definição de objetivos mensuráveis, inclusive no curto prazo”, afirma o executivo.
Herman destaca ainda cinco recomendações práticas para que as empresas avancem de forma estratégica na adoção da Inteligência Artificial (IA) — unindo inovação, eficiência e responsabilidade:
- Comece com problemas reais: concentre os esforços em desafios concretos do negócio, onde dados e automação possam gerar impacto mensurável.
- Invista em capacitação: estimule uma cultura de aprendizado contínuo, oferecendo formação em IA para líderes e equipes técnicas.
- Garanta a qualidade dos dados: toda boa decisão depende de informações confiáveis e bem estruturadas, que sustentem análises precisas.
- Pense em escala: comece com projetos-piloto, mas com visão de crescimento, garantindo segurança e consistência nas próximas etapas.
- Construa governança de IA: adote princípios de uso ético e responsável da tecnologia, reforçando a confiança de clientes e parceiros.
Sobre o TEMPLO
Fundado em 2011 e pioneiro no setor, o TEMPLO se consolidou como uma das principais autoridades em transformação IA de empresas do país. É uma empresa brasileira que oferece treinamentos em escala, plataformas e conteúdos proprietários, seguindo três principais linhas: Capacitação In Company Personalizada, Fábrica de Conteúdo Artificial e Plataforma IA as a service. A missão do Templo é impactar 1 milhão de profissionais até 2030, preparando-os para trabalhar com IA de forma estratégica e aplicada no Brasil. Capacitando organizações para os desafios da nova economia digital, se tornou referência na aplicação prática, escalável e estratégica da inteligência artificial generativa para negócios. Ao longo de sua trajetória, a TEMPLO já liderou a transformação de mais de 136 empresas e formou mais de 24 mil profissionais, atuando como parceiro na implementação de programas de inovação em três níveis: individual, projetual e organizacional. Entre seus diferenciais estão uma plataforma proprietária com agentes educacionais, automações e curadorias de agentes de IA – única no mercado B2B –, que permite a implementação ágil e personalizada de fluxos com inteligência artificial, e a maior Fábrica de Conteúdo Artificial da América Latina, dedicada à produção de conteúdos customizados em múltiplos formatos e em escala. O TEMPLO também conta com uma rede de 480 especialistas com sólida experiência em tecnologia, IA e gestão, garantindo entregas sob medida e de alta performance. A empresa foi responsável por projetos de transformação digital e criação de laboratórios de inovação em organizações como Arezzo&Co, BRMalls, Banco Modal, Pinheiro Neto Advogados, Globosat, Mag Seguros, Itaú e vem liderando projetos de implementação de IA em companhias como Aon, Vibra Energia, Vale, BNDES, Binder, JBS e Carrefour, entre outras. Também é cofundadora do Bios, Instituto Brasileiro de Ciência de Dados, centro de excelência em inteligência artificial, sediado na Unicamp. Saiba mais em: Link
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>