Seguro de Crédito Deixa de Ser Apenas Proteção e Torna-se Aliado do Crescimento Empresarial
O seguro de crédito interno registrou alta de 220,8% nas indenizações pagas no primeiro semestre de 2025, totalizando R$ 831,3 milhões, segundo a Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg). O movimento reflete o aumento da inadimplência e a quebra de contratos comerciais. No mesmo período, porém, a arrecadação do produto caiu 3%, somando R$ 960,5 milhões. Para Daniel Dalindo, superintendente de Seguro de Crédito da Avla Brasil, esse cenário tende a reforçar o papel estratégico da cobertura, que deve ganhar ainda mais relevância nos próximos meses.
A percepção já se reflete em um aumento expressivo da demanda em 2025, impulsionado pela preocupação das empresas com a volatilidade econômica e com os impactos da inadimplência no fluxo de caixa. De acordo com Dalindo, o seguro de crédito está deixando de ser só uma proteção e está se consolidando como parte da estratégia de crescimento e gestão de risco das empresas.
“Para o segundo semestre, enxergo três movimentos principais: maior procura de médias empresas, que antes não viam a ferramenta como prioridade; integração com soluções financeiras, como operações de antecipação de recebíveis apoiadas na apólice; e uma competição mais acirrada entre seguradoras, que vai exigir inovação e eficiência na regulação”, afirma.
Na Avla, modelos de subscrição foram ajustados para refletir de forma mais ágil a deterioração de determinados setores e perfis de risco, incorporando dados de inadimplência mais recentes e análises setoriais mais aprofundadas. A seguradora também investiu na precificação, buscando equilibrar sustentabilidade com competitividade.
“Em alguns segmentos estamos mais seletivos, mas ao mesmo tempo criamos soluções sob medida para manter o acesso das empresas ao seguro de crédito, que continua sendo um instrumento essencial para proteger e apoiar o crescimento”, conta o Superintendente de Seguro de Crédito.
Para ampliar a compreensão sobre o papel do seguro de crédito, a Avla tem intensificado sua atuação junto aos parceiros de distribuição. Segundo Dalindo, a companhia tem promovido capacitações, compartilhado informações de mercado e produzido materiais mais práticos para ajudar a mostrar, na ponta, o valor do seguro de crédito, além de reuniões, workshops e ações conjuntas de prospecção.
“O foco não é só falar de sinistro ou inadimplência, mas sim mostrar como o seguro de crédito pode ajudar as empresas a vender mais, conceder prazos de forma mais segura e gerir melhor sua carteira”, destaca.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>