WhatsApp se consolida como canal favorito das marcas na Semana do Cliente, diz levantamento da Zenvia
Estudo também revela os principais termos utilizados nas comunicações das empresas com os consumidores
Levantamento exclusivo realizado pela Zenvia Inc. (NASDAQ: ZENV), que habilita companhias a criarem experiências pessoais, envolventes e fluidas ao longo da jornada dos consumidores, revela quais foram os principais termos e comportamentos dos consumidores no Dia do Cliente. O estudo, feito com base na interação entre a carteira de clientes e usuários finais, revelou que entre 15 de agosto e 21 de setembro foram registradas mais de 280 mil comunicações em referência à data comemorativa. O estudo apontou também que o WhatsApp já responde pela maioria dessas ações, com mais de 63% de participação, deixando o e-mail em segundo plano.
“O WhatsApp já deixou de ser apenas um canal de relacionamento para se tornar um ativo estratégico de negócios. A preferência das marcas pelo app no Dia do Cliente comprova o potencial de proximidade e conversão que ele traz em datas críticas para vendas e fidelização”, explica Gilsinei Hansen, VP de Negócios e Marketing da Zenvia.
Ofertas dominam, mas há espaço para fidelização
O levantamento mostra também que o apelo promocional predomina: no Dia e na Semana do Cliente, 88% das mensagens foram associadas a ofertas e descontos. Mensagens para parabenizar os consumidores na data foram a escolha da minoria. Isso fica evidente nas palavras mais predominantes: dia, cliente e off, em referência a descontos oferecidos no período.
“Esse dado destaca a oportunidade de amadurecer a estratégia. O consumidor já espera ofertas e se sente mais valorizado quando percebe a atenção genuína das marcas. Portanto, o próximo passo é sair da dependência do desconto e oferecer uma comunicação que foca em fidelização”, reforça Hansen.
Preferência pelo ‘Dia do Cliente’
A análise também identificou a preferência das organizações pelos termos que fazem referência à data sazonal. O destaque é, de fato, o ‘Dia do Cliente’, com quase 145 mil interações, sendo 84% enviadas pelo WhatsApp.
Em seguida aparece a ‘Semana do Cliente’, com 100,5 mil registros, 51% deles via WhatsApp.
Já ‘Mês do Cliente’ e ‘Mês do Consumidor’ tiveram pouca expressão, com menos de 1/5 do volume da data sazonal, segundo a Zenvia.
“O recado é claro: o Dia do Cliente já entrou para o calendário de vendas e o WhatsApp é o motor dessa conexão. Quem conseguir ir além do desconto e transformar a data em um momento de experiência e relacionamento verdadeiro com o consumidor vai sair na frente. Esse é o diferencial competitivo que já estamos vendo acontecer no mercado”, conclui Hansen.
Sobre a Zenvia
A Zenvia (NASDAQ: ZENV) é uma empresa de tecnologia que tem como propósito moldar um novo mundo de experiências. Sua missão é habilitar as empresas a criarem experiências pessoais, envolventes e fluidas ao longo de toda jornada de seus consumidores, tudo isso por meio de sua nuvem de clientes unificada e multicanal. Com 22 anos de expertise, mais de 10 mil clientes e atuação em toda a América Latina, a Zenvia possibilita que negócios de todos os segmentos fortaleçam suas marcas, aumentem suas vendas e aprimorem o atendimento ao cliente, gerando maior eficiência operacional, produtividade e resultados em um único lugar. Para saber mais, acesse o nosso site e confira os nossos perfis no LinkedIn, Instagram, TikTok e YouTube.
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