Automação com inteligência artificial revoluciona processos de contratação em RH
Empresas do setor já podem contar com sistemas capazes de gerenciar, com alto nível de segurança, informações de candidatos a vagas de emprego
O Brasil possui cerca de 12 mil empresas de recursos humanos cadastradas, segundo dados da Econodata, organização que atua na prospecção de vendas no setor de B2B. Na grande maioria delas, o desafio pela frente é o mesmo: implementar soluções digitais que revolucionem a gestão dos dados, inovando na segurança, na rapidez e na eficácia dos processos, particularmente de contratações.
Hoje existem ferramentas de segurança digital adaptáveis ao fluxo das empresas de RH. A Most Specialist Technologies, uma das referências do país em automação de onboarding e segurança digital, vem ganhando notoriedade por oferecer um portfólio de APIs dotadas de inteligência artificial. Mas seu produto mais recente vem promovendo uma revolução no setor de RH. O MostQI Connect, como foi batizado, é capaz de orquestrar todas as ferramentas dentro de um fluxo de processos, de forma automatizada.
“O MostQI Connect funciona como um gerenciador dos recursos, ativando a ferramenta mais adequada em cada etapa do fluxo de processos. No caso do RH, ele realiza a ativação desde o onboarding, ou seja, na entrada de novos dados, até o direcionamento das informações na etapa final”, explica Maria Cristina Diez, engenheira de softwares e diretora comercial da Most. “Assim que o RH recebe um novo candidato, por exemplo, o MostQI Connect aciona um API programado para validar, conferir e separar cada informação, inclusive aquelas não estruturadas. Outros recursos vão sendo acionados à medida em que o fluxo desses dados avança internamente”, garante.
As vantagens são inúmeras, aponta a executiva. Além de minar a ação de fraudadores que fornecem informações falsas, como certificações, diplomas e experiências anteriores, o uso dessas soluções reduz significativamente o tempo de resposta de uma seleção de emprego, reduzindo também os custos operacionais para a empresa. Outra vantagem, de acordo com Maria Cristina Diez, é a proteção da empresa contra os riscos de vazamento de dados sensíveis, como estabelece a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
“A LGPD tem sanções bastante rigorosas para as empresas que deixam vazar dados pessoais de clientes e usuários, mesmo que acidentalmente. E compete às próprias empresas adotar tecnologias que praticamente eliminem esses perigos. Neste sentido, as APIs também são eficientes”, pontua a diretora da Most.
Além disso, ela lembra que a automação dos fluxos de processos, no caso dos RHs, proporciona novas experiências aos candidatos a vagas de empregos. “Eles também sentem essa rapidez e eficácia da parte da empresa. É uma resposta bastante positiva que a organização oferece ao mercado, e isso valoriza sua atuação. Está longe de ser um exagero afirmar que há somente ganhos nessa informatização, desde que seja com tecnologias realmente de ponta”, finaliza a diretora comercial da Most.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>