TCU recomenda projeto de lei que amplia poderes e autonomia da Susep
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por /Cqcs/
- SEGS.com.br - Categoria: Seguros
O Tribunal de Contas da União (TCU) recomendou ao Ministério da Fazenda a adoção de providências para aprofundar as discussões legislativas contempladas no Projeto de Lei 5.277/16, que fortalece o modelo de governança da Susep, a partir de mudanças no Decreto-Lei 73/66.
De acordo com esse projeto, a Susep deverá ter autoridade administrativa independente, ausência de subordinação hierárquica, mandato fixo de seus dirigentes e autonomia financeira e orçamentária.
Caso o projeto seja aprovado, a autarquia será administrada por um Conselho Diretor, formado por um presidente e quatro diretores, escolhidos e nomeados pelo Presidente da República, depois de aprovados pelo Senado Federal, “entre pessoas de ilibada reputação e reconhecida competência em matéria de seguros privados e resseguros, previdência complementar aberta ou capitalização”.
O mandato dos dirigentes da Susep será de cinco anos, vedada a recondução, devendo ser renovado a cada ano um quinto dos membros do Conselho.
Na composição do primeiro Conselho Diretor da Susep com mandatos fixos e não coincidentes, o presidente e os quatro diretores serão nomeados, respectivamente, com mandatos de cinco, quatro, três, dois e um ano.
Na justificativa da proposta, que foi apresentada pelo Governo na época, é lembrado que o Fundo Monetário Internacional (FMI) já aferiu, juntamente com avaliadores do Banco Mundial, a aderência da Susep aos princípios básicos de seguros da Associação Internacional de Supervisores de Seguros (IAIS, International Association of Insurance Supervisors).
Especificamente no que se refere às condições de atuação da autarquia, a avaliação foi considerada negativa, “devido ao arcabouço legal da Susep que contempla elementos que limitam sua independência e sua capacidade de cumprir eficazmente seus objetivos”.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>