Logo
Imprimir esta página

Azos dobra reversão de cancelamentos com tecnologia proprietária e agente de IA

Rivaldo Churn aumentou taxa de retenção de 8% para 17% em 30 dias e mostra como automação leve pode impactar em CX e receita no setor de seguros.

A Azos, insurtech especializada em seguro de vida, implantou o Rivaldo Churn, um agente de inteligência artificial integrado ao Slack, que dobrou a taxa de reversão de cancelamentos em apenas 30 dias. O índice dobrou em agosto, resultado direto do uso de tecnologia para apoiar equipes de atendimento na retenção de clientes que estavam em vias de cancelar suas coberturas.

O movimento da insurtech dialoga com uma demanda urgente do mercado. Segundo a CNseg, em 2024 o setor segurador registrou R$ 1,1 bilhão em fraudes confirmadas e R$ 5,4 bilhões sob suspeita, envolvendo 13,3% dos sinistros analisados. Esses números reforçam a necessidade de soluções tecnológicas não apenas para prevenir perdas, mas também para ampliar a eficiência em toda a jornada do cliente.

O funcionamento da ferramenta é simples: quando um cliente solicita o cancelamento, o agente coleta dados relevantes da proposta, gera um dossiê do perfil e recomenda ao atendente argumentos personalizados de retenção. A decisão final permanece com o humano, mas a IA fornece em segundos insights que antes demandavam vários minutos de busca.

“Não é um robô negociando com o cliente. O Rivaldo Churn é um copiloto, que entrega informação no momento certo e permite que nosso time aja com clareza e rapidez. O resultado imediato prova que não é preciso um projeto de meses para ver o impacto da IA em CX”, afirma Rafael Cló, CEO da Azos.

Desenvolvida pelo time interno de tecnologia da Azos, a ferramenta tem foco na integração rápida (via Slack), baixo custo de adoção e governança em conformidade com a LGPD. Todas as recomendações geradas ficam registradas, garantindo rastreabilidade e auditoria sobre cada interação.

“Hoje consigo enxergar o atendimento de uma forma diferente. A tecnologia trouxe mais agilidade para os processos, mas, acima de tudo, permitiu que eu e meu time estivéssemos ainda mais próximos dos segurados que confiam na gente. Isso transforma não só a experiência do cliente, mas também a do corretor que está na ponta, criando relações mais humanas e eficientes com nossos clientes.” diz Izabella Cruz, gerente de atendimento que utiliza o Rivaldo Churn.

Além do impacto direto na receita, levantamento da insurtech aponta que a ferramenta reduziu o tempo médio de preparação dos atendentes e trouxe mais confiança para decisões críticas. A expectativa é expandir o uso para outras etapas da jornada do cliente, como onboarding e suporte a corretores.

“Os resultados mostram que a combinação de IA com o humano pode gerar ganhos rápidos e sustentáveis. Estamos falando de tecnologia aplicada de forma prática, com retornos mensuráveis e governança responsável”, completa Cló.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto