Cultura do erro: como falhar pode acelerar o aprendizado e a inovação
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Monalise Bürger
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Reavaliar a forma como o erro é tratado na educação pode transformar a relação dos alunos com o conhecimento e aumentar o engajamento
Um estudo recente intitulado An exploration of institutional and personal barriers to online academic engagement at a Brazilian university (Educación XX1, 2023) investigou os obstáculos que estudantes de cursos online enfrentam em termos de engajamento acadêmico. A pesquisa, feita com 429 participantes, revelou que barreiras relacionadas ao ambiente de curso, como materiais pesados, falta de interações claras e organização confusa, são percebidas por muitos como limitadores significativos para o envolvimento efetivo.
Aline Von Bahten, especialista em educação e consultora em inovação, vê nos erros cometidos durante o processo de aprendizagem um ponto de virada. “Quando bem trabalhadas, essas situações se tornam estratégias potentes para desenvolver pensamento crítico, reflexão e autonomia. Mas isso exige uma mudança cultural profunda, especialmente no ambiente educacional”, afirma.
Segundo a especialista, a educação brasileira ainda carrega uma herança punitiva que associa falhas ao fracasso moral, e não ao percurso natural de quem está aprendendo. Essa mentalidade afeta não apenas os estudantes, mas também os professores, que muitas vezes se sentem pressionados a apresentar métodos infalíveis, mesmo em contextos complexos e em constante transformação. “O docente que acolhe com escuta e intencionalidade pedagógica contribui para a formação de alunos mais seguros e criativos. É nesse espaço que nasce a verdadeira aprendizagem”, explica.
Para transformar essa cultura, é necessário revisar práticas avaliativas. A aprendizagem significativa, segundo Aline, passa pelo desconforto e pela dúvida, que devem ser vistos como oportunidades e não como fraquezas. “A ideia de que o aluno precisa acertar sempre, inibe a curiosidade e mata o prazer de aprender. Quando se entende que tropeços fazem parte do processo, o medo dá lugar à exploração”, diz.
Nas metodologias ativas, cada vez mais presentes em projetos pedagógicos modernos, os momentos de tentativa e erro cumprem papel essencial. Eles aparecem em simulações, problematizações, atividades práticas e avaliações formativas como combustível para a melhoria contínua. Nesses formatos, o professor deixa de ser um julgador para assumir o papel de facilitador do pensamento. “Esses deslizes são sinal de que o aluno tentou, e é a partir deles que conseguimos avançar. O professor que ensina a lidar com as falhas com consciência está formando cidadãos mais resilientes”, complementa Aline.
Mais do que uma questão didática, ressignificar as pequenas falhas como parte do percurso de aprendizagem é uma mudança de mentalidade que pode impactar profundamente a qualidade da educação. Ao adotar essa abordagem, professores e instituições criam espaços mais humanos, acolhedores e, acima de tudo, transformadores.
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