Como a IA está revolucionando a estratégia corporativa e a gestão de OKRs
Com visibilidade em tempo real, análise de riscos e previsibilidade, a Inteligência Artificial supera barreiras culturais, melhora o alinhamento entre áreas e impulsiona o engajamento
A Inteligência Artificial (IA) tem se consolidado como um diferencial competitivo essencial para empresas que buscam mais eficiência e precisão em sua estratégia corporativa. Um estudo da McKinsey aponta que a IA generativa pode gerar entre US$ 2,6 e 4,4 trilhões por ano em ganhos de produtividade em todo o mundo.
Segundo Fernando Camargo, Chief Product Officer da SoftExpert — multinacional especializada em soluções de software para conformidade, governança e gestão empresarial — a tecnologia permite que líderes tenham acesso a dados em tempo real, melhorem a qualidade dos indicadores de desempenho e aumentem a previsibilidade no alcance das metas. O tema foi abordado pelo executivo no evento AWS SaaS Fórum, que reuniu, em São Paulo, líderes do setor para abordar como a IA generativa está moldando o futuro do segmento.
“Planejar e executar uma estratégia vai muito além de definir metas no papel. É fundamental avaliar a viabilidade, acompanhar a execução com agilidade e garantir segurança nas decisões, sempre em conformidade com as normas. A IA torna todo esse processo mais consistente, apoiando metodologias como SWOT, Balanced Scorecard (BSC) e, principalmente, o gerenciamento de OKRs”, explica Camargo.
Desafios dos OKRs em expansão global
Empresas multinacionais com presença em diferentes países enfrentam desafios complexos na gestão de OKRs, incluindo o excesso de metas, a falta de alinhamento entre áreas, baixa clareza nos objetivos e dificuldades relacionadas a barreiras culturais, engajamento e comunicação entre equipes em diferentes fusos horários. Outro ponto crítico é o acompanhamento constante das metas e a integração eficiente entre times distribuídos globalmente.
De acordo com Fernando Camargo, Chief Product Officer da SoftExpert, para superar essas barreiras não basta simplesmente definir metas — é necessário comprovar sua execução, apresentar evidências claras e garantir a confiabilidade dos dados. É nesse contexto que a Inteligência Artificial se torna uma aliada estratégica, ao permitir o envio de alertas preventivos, realizar análises de risco sobre a viabilidade dos indicadores e oferecer recomendações personalizadas com base em diferentes cenários.
A tecnologia também contribui para reduzir o número excessivo de OKRs, ao identificar prioridades e sugerir foco em objetivos realmente estratégicos. Além disso, torna o monitoramento mais inteligente, com alertas baseados nos dados informados e previsões que permitem ajustes proativos. A IA ainda aumenta a confiabilidade das informações, cruzando automaticamente dados para validar evidências de progresso e avaliando, de forma contínua, a cadência das entregas e a viabilidade dos resultados esperados.
Segundo Camargo, no entanto, o impacto positivo da IA depende diretamente da forma como ela é utilizada. “O ponto-chave dessa aplicação está em saber o que pedir à inteligência e como pedir. A tecnologia está pronta para sugerir caminhos, mas cabe ao usuário definir os parâmetros estratégicos certos para que o sistema entregue recomendações realmente relevantes e assertivas”, conclui.
Sobre a SoftExpert:
A SoftExpert é referência global em tecnologia para gestão empresarial, combinando inovação e conhecimento para elevar a eficiência organizacional. Atuante em mais de 50 países, atende 3 mil clientes e mais de 3 milhões de usuários. Com 12 subsidiárias internacionais - Brasil, México, EUA, Reino Unido, Espanha, Alemanha, Itália, França, Portugal, Turquia, Austrália e Colômbia -, mais de 600 funcionários e uma rede de 300 parceiros estratégicos, a SoftExpert fortalece sua atuação global em setores diversos. Sua plataforma all-in-one de software para conformidade, governança e excelência operacional oferece soluções flexíveis e de alto impacto para organizações que buscam digitalização inteligente, aumento de produtividade e otimização de processos.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>