Dia do Cirurgião Pediátrico: especialidade essencial para o bem-estar infantil
Além de ser lembrado como o Dia das Crianças, o dia 12 de outubro também é marcado por outra comemoração essencial para a saúde: o Dia do Cirurgião Pediátrico. A data homenageia os profissionais que dedicam suas carreiras a cuidar de crianças que necessitam de tratamentos clínico-cirúrgicos desde o período neonatal até o fim da puberdade (entre os 0 e os 18 anos).
O cirurgião pediátrico e CFO da Unimed Nova Iguaçu, Christian Ferreira, destaca a importância dessa especialidade e explica que essa é uma das especialidades médicas mais desafiadoras, pois exige preparo contínuo e sensibilidade para lidar com pacientes em fase de desenvolvimento.
“A cirurgia pediátrica vai muito além da execução de procedimentos. Ela envolve compreender as necessidades da criança, dialogar com a família e oferecer um atendimento humanizado. Cada cirurgia é um ato de confiança que as famílias depositam em nós, e nosso papel é cuidar não apenas da saúde física, mas também do bem-estar emocional de todos os envolvidos”, afirma o especialista.
Os procedimentos podem ser dos mais simples, como correções de hérnias até os mais complexos como correção de malformações congênitas ou intervenções em casos de trauma. O acompanhamento especializado é essencial para garantir a recuperação adequada e o pleno desenvolvimento da criança.
A consulta a um cirurgião pediátrico pode ser muito importante no caso de traumas, doenças congênitas, condições abdominais e doenças infecciosas, por exemplo. “O profissional especializado vai conseguir atender a cirurgias de emergências em casos de traumas e fraturas complexas, por exemplo, mas também no caso de cirurgias programas e nos cuidados pós-operatórios. Buscar o cirurgião pediátrico não apenas em emergências como também de maneira preventiva é essencial para garantir a saúde e o bem-estar das crianças e adolescentes”, finaliza Christian.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>