Logo
Imprimir esta página

Carreiras na era da IA: parceria estratégica ou risco profissional?

Por Rodrigo Kruger, diretor de produtos na NTT DATA

A integração da Inteligência Artificial é um fator iminente no cenário corporativo e será um componente vital para a funcionalidade de diversos setores, o que afeta diretamente a dinâmica do trabalho das pessoas. Nesta discussão, é muito importante retirar estigmas básicos que são automaticamente ligados a esta ferramenta, principalmente o famoso: “A IA vai roubar o meu emprego”.

É óbvio que a IA irá assumir atividades que podem afetar certas funções executadas por humanos, mas o objetivo primordial dessa tecnologia é realizar tarefas impossíveis de serem concluídas por pessoas no mesmo tempo e qualidade. No setor tributário, por exemplo, a inteligência artificial é essencial para garantir o processamento correto de toneladas de informações, tarefa que tomaria o tempo de diversos profissionais.

Ao aceitar a IA como aliada, é possível alcançar ganhos significativos, como a economia de tempo e o apoio na tomada de decisões. Esse aspecto permite que as pessoas se profissionalizem de forma mais estratégica, além de exigir competências em letramento digital, a fim de se adaptar ao trabalho em conjunto com a tecnologia — fator que já se tornou essencial para se sobressair no mercado de trabalho.

Mesmo como aliada, a confiança cega não é o caminho

No entanto, a utilização dessa ferramenta precisa ser feita com cautela. Embora sua finalidade facilitadora gere grande confiança nos resultados, é preciso entender que ela também é passível de erros e não significa uma otimização fácil e imediata. Uma pesquisa feita este ano pelo Gartner afirma que 40% dos projetos com agentes de IA serão cancelados até 2027. Além de fatores administrativos, como adaptação de processos e altos custos de implementação, um ponto muito relevante apontado pela pesquisa foi a expectativa frustrada de sucesso imediato.

Isso significa que, embora a IA seja um advento inevitável, a maturidade é um componente fundamental para sua aplicação. O processo de aperfeiçoamento das ferramentas autônomas e de sua incorporação ao fluxo de trabalho deve ser encarado como uma atividade incremental, contínua e focada em retorno ao negócio. A compreensão desse fato nos permite enxergar que a confiança cega e impaciente coloca a ferramenta em uma posição de poder muito perigosa, pois ela ultrapassa o papel de facilitadora e é colocada como tomadora de decisões em lugar do humano. Neste aspecto, cabe a seguinte reflexão: você confiaria as decisões da sua empresa para um algoritmo que você não é capaz de entender?

Adaptação responsável

Quando pensamos em carreiras afetadas pela Inteligência Artificial, a lógica permanece a mesma. É preciso entender e refletir sobre como cada setor adapta esta tecnologia para que, assim, os profissionais possam desenvolver habilidades e caminhos que permitam ao trabalho aliado à IA ser realizado de forma harmônica, beneficiando não só os resultados das empresas, mas também a perspectiva de aprimoramento de cada profissional em sua respectiva função.

No fluxo de trabalho otimizado por essa ferramenta, a responsabilidade e a análise crítica precisam ser aspectos constantemente trabalhados, independentemente da capacidade e maturidade alcançadas, pois são eles que garantem que a tecnologia permaneça como apoio estratégico em serviço ao ser humano.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto