Especialistas Alertam Sobre Adaptações e Desafios da Reforma Tributária no Conec 2025
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por /Cqcs/Gabrielly Marqueton
- SEGS.com.br - Categoria: Seguros
Na tarde do dia 27/09, no último dia do Conec 2025, o palco SinergIA Digital recebeu a trilha “Reforma Tributária vai mudar tudo – até o Simples?”, que discutiu os efeitos da Lei Complementar 214/2025 sobre o setor de seguros. Participaram do painel Odeir Vilar (diretor da Regional Fernandópolis do Sincor-SP), Mauricio Tadeu de Luca Gonçalves (diretor da Partwork), Régis Beraldinelle Renzi (coordenador do Comitê Contábil e Tributário do Sincor-SP), Marcos Alonso (diretor da Regional Ribeirão Preto do Sincor-SP) e Carlos Melo (sócio do Grupo CAOM).
O debate trouxe análises sobre o calendário de transição e os ajustes que corretores e seguradoras deverão enfrentar. Régis Beraldinelle Renzi destacou que 2026 será um ano decisivo, marcado por testes e adaptações. “Muito cuidado: 2026 é o ano do ajuste e do conserto”, afirmou, lembrando que, a partir de 2027, PIS e Cofins deixarão de existir, em um processo que se estende até 2033.
Na avaliação de Mauricio Tadeu de Luca Gonçalves, as mudanças já começam a ser sentidas no curto prazo. Ele ressaltou que, a partir de janeiro de 2026, haverá alterações no sistema de notas fiscais, em um processo gradual até 2033. Além disso, chamou a atenção para a tributação dos dividendos: “Se você tiver algum, tire este ano, porque a partir do ano que vem serão tributados”.
O painel também explorou desafios específicos do setor de seguros. Alexandre explicou que tanto corretores quanto seguradoras irão operar em regime não cumulativo. Para as companhias, o imposto devido passará a variar de acordo com o perfil do segurado. Ele destacou que, no caso de corretagem para pessoa jurídica, será possível aproveitar créditos da parcela correspondente.
Já Carlos Melo provocou reflexão sobre a adesão ao Simples Nacional, especialmente para corretores de seguros. Segundo ele, “nem sempre o Simples Nacional é a melhor opção para o corretor”, reforçando a necessidade de análise criteriosa diante do novo cenário tributário.
Com diferentes perspectivas, os especialistas reforçaram que a reforma representa não apenas mudanças técnicas, mas também um marco de adaptação cultural e estratégica para o setor.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>