O Novo Valor da Liderança: Priorizando o Capital Humano
Tecnologia e dinheiro não faltam. O que falta é atitude de transformar convicções em prática sustentável
Em tempos de policrise — climática, social, econômica e geopolítica —, a grande barreira não é a ausência de conhecimento ou tecnologia, mas a falta de liderança orientada por valores. É o que defende Ricardo Voltolini, pioneiro em sustentabilidade empresarial no Brasil, e CEO da Ideia Sustentável.
“No fundo, tudo se resume ao verbo importar-se. Liderar para a sustentabilidade é um desafio que começa de dentro, e só poderão enfrentá-lo aqueles que realmente se importam”, afirma. “O que falta não é conhecimento, pois já temos recursos técnicos, soluções e dinheiro; o que ainda não temos em escala é liderança com coragem, que consiga alinhar valores humanos à estratégia de negócios”, provoca Voltolini.
Especialistas internacionais como Paul Polman e John Elkington já reforçaram: não faltam recursos nem inovação para viabilizar uma economia de baixo carbono, mas coragem para transformar valores humanos em prática organizacional.
Liderar para a sustentabilidade significa tomar decisões difíceis, muitas “A sustentabilidade que importa não é a que se expressa em discursos, mas a que se revela em escolhas difíceis, na integridade e na capacidade de equilibrar lucro com legado”, complementa. É mais a presença de líderes dispostos a praticar o storydoing, e não apenas o storytelling.
Isso passa por programas de desenvolvimento de lideranças conscientes, capazes de equilibrar resultados de curto prazo com decisões éticas de longo prazo. “Ela implica na construção de uma cultura organizacional transparente, que incentive o diálogo e dê espaço para que colaboradores participem das soluções.”, finaliza.
Do discurso à ação
É justamente para dar voz a esse novo modelo de liderança que nasce o Marcas que se Importam, evento que será realizado no dia 27 de outubro, na FAAP (São Paulo). A proposta é reunir CEOs e executivos que, em vez de repetir fórmulas, têm coragem de compartilhar histórias reais de impacto, inclusão e inovação.
“Estamos construindo um espaço para líderes autênticos, que acreditam que a sustentabilidade começa pelo exemplo e se consolida em decisões diárias. Indiferença não tem mais lugar”, resume Voltolini.
O movimento, fruto da trajetória da Plataforma Liderança com Valores, já impactou mais de 50 mil líderes e agora se expande como um ecossistema de conteúdos, conexões e experiências que unem empresas, institutos, ONGs, fundações e academia em torno de soluções reais.
Serviço
Marcas que se Importam
27 de outubro de 2025
FAAP – São Paulo
Sobre a Ideia Sustentável: Uma empresa boutique, que há quase três décadas atua na oferta de soluções inovadoras para a incorporação dos princípios ESG na gestão e na estratégia dos negócios; e também no desenvolvimento de líderes e colaboradores de empresas interessadas no tema. Fundada em 1999 pelo jornalista e especialista em sustentabilidade empresarial, Ricardo Voltolini, a Ideia Sustentável acompanha diariamente toda a evolução da sustentabilidade empresarial e produz estudos relevantes sobre tendências para todos os segmentos da economia, a fim de ampliar as perspectivas em inteligência e planejamento para ao reconhecimento de empresas em ESG, independentemente do seu porte.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>