Golpes Digitais Disparam no Brasil e Agente de IA no WhatsApp Ajuda Vítimas em Tempo Real
Ferramenta desenvolvida pela EXA verifica links suspeitos, QR Codes, transferências via Pix e orienta usuários após roubos e fraudes, sem exigir cadastro ou download de apps
Em um cenário em que o Brasil figura entre os países com maior número de crimes digitais no mundo, iniciativas de prevenção ganham destaque. Segundo levantamento feito pela própria EXA, maior ecossistema de segurança digital do país, os golpes por WhatsApp são os que mais atingem a população. A pesquisa, realizada com 1.545 pessoas de todas as regiões do país, mostra que 44,1% dos entrevistados que já foram vítimas de fraudes sofreram golpes em que criminosos se passaram por conhecidos no aplicativo de mensagens.
Para combater esse avanço, a EXA lançou a EVA, agente de inteligência artificial gratuita que atua diretamente no WhatsApp e ajuda usuários a identificarem possíveis fraudes em tempo real.
Com uma abordagem prática e linguagem acessível, a EVA oferece verificação imediata de e-mails vazados, links suspeitos, QR Codes e transferências via Pix potencialmente fraudulentas. A assistente também orienta usuários em situações emergenciais, como roubo de celular ou exposição de dados pessoais na internet.
"Nossa visão sempre foi criar uma ferramenta acessível e eficiente para se integrar ao cotidiano das pessoas e protegê-las no ambiente digital. O WhatsApp é o canal mais usado no Brasil, e a EVA foi pensada para ser uma assistente de segurança ágil, sem complicação. "Ela foi criada para tornar a segurança digital mais acessível e compreensível para todos, especialmente em um canal já presente no dia a dia dos brasileiros", explica Laura Barros, vice-presidente de Marketing e Produtos da EXA.
A tecnologia por trás da EVA conecta diferentes modelos de linguagem (LLMs) para formar um sistema proprietário de inteligência artificial. Nesta primeira fase, ela realiza a verificação de vazamentos de e-mails pessoais na internet, análise de links suspeitos, checagem de QR Codes e transferências via Pix potencialmente fraudulentas, além de oferecer orientações em casos de roubo de celular e outros crimes online.
Mais do que uma ferramenta, ela atua como uma ferramenta de suporte ao usuário, oferecendo também orientações imediatas em casos de roubo de celular e outros crimes online, tudo de forma simples e direta pelo WhatsApp, no número +55 11 97015-1000.
"Com a EVA, buscamos ampliar o acesso à segurança digital para todos, com foco na prevenção e educação digital. Ela é a ferramenta ideal para quem busca confiança e orientação no mundo online, seja para detectar fraudes ou simplesmente para navegar com mais tranquilidade", finaliza Laura.
Novas funcionalidades já estão em desenvolvimento pela EXA. Entre elas, ferramentas de detecção de conteúdo manipulado por inteligência artificial, como deepfakes de vídeos, imagens e áudios, o que pode ajudar no combate à desinformação e a crimes de falsidade ideológica online.
Sobre a EXA
Nascida em 2022, a EXA oferece um ecossistema completo de proteção digital com serviços de segurança para celulares, contas bancárias, dados e armazenamento em nuvem disponíveis para empresas e usuários finais de forma integrada, descomplicada e acessível. O portfólio de produtos inclui aplicativos focados em segurança digital, VPN, Cloud, checagem de QR Code, antivírus e seguros com tecnologia.
Em 2024, a EXA recebeu um aporte de R$ 160 milhões captados via Grupo FS, maior holding brasileira de cibersegurança, para o desenvolvimento e distribuição de soluções tecnológicas que garantam um ambiente digital seguro e confiável.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>