Logo
Imprimir esta página

‘MAPFRE na Favela’ Chega ao Sol Nascente, a Maior Favela do Brasil

Com mais de 32 mil residências, a comunidade Sol Nascente é a maior favela do Brasil Com mais de 32 mil residências, a comunidade Sol Nascente é a maior favela do Brasil

Iniciativa nascida em São Paulo se expande para a comunidade Sol Nascente, no Distrito Federal, como parte da estratégia da MAPFRE de levar seguros a empreendedores que geram renda nas favelas

A MAPFRE, companhia global de seguros e referência de atuação em sustentabilidade, expandiu o projeto ‘MAPFRE na Favela’, iniciativa que leva acesso a seguros a comunidades periféricas e demonstra a integração de práticas sustentáveis à estratégia e ao modelo de negócios da empresa. A expansão chega à comunidade Sol Nascente, no Distrito Federal, considerada a maior favela do país em número de domicílios. Com mais de 32 mil residências, a comunidade enfrenta carências históricas de infraestrutura, mas abriga uma rede dinâmica de pequenos comércios e serviços, como salões de beleza, oficinas, cozinhas improvisadas, entre outros, dentro das próprias casas.

O lançamento oficial da expansão do projeto foi realizado em um evento na comunidade, com a participação de lideranças locais, representantes do G10 Favelas e executivos da seguradora. O objetivo é aproximar o seguro de trabalhadores que, embora movimentem a economia local, têm uma demanda reprimida por produtos de proteção e segurança que atendam às suas necessidades como micro e pequenos empreendedores.

“O seguro é uma ferramenta fundamental para promover equilíbrio econômico e proteção social, especialmente em comunidades onde a vulnerabilidade é maior. Nosso compromisso é criar estabilidade por meio da cultura da prevenção e poder proporcionar isso à comunidade Sol Nascente. O projeto MAPFRE na Favela é um passo estratégico para ampliar a inclusão e mostrar que o seguro é um direito de todos”, reforça Fátima Lima, diretora de Sustentabilidade da MAPFRE.

Proteção para negócios e equipamentos De acordo com o Data Favela, instituto de pesquisa que estuda a economia e o comportamento dos moradores das favelas brasileiras, mais de 17 milhões de brasileiros vivem em 12,3 mil favelas, movimentando cerca de R$ 300 bilhões por ano. Entre eles, 5,2 milhões atuam como empreendedores, a maioria de maneira informal. Sem acesso a instrumentos de proteção, muitos desses trabalhadores veem seus negócios ameaçados por imprevistos cotidianos como incêndios, furtos ou quebra de equipamentos. Para ajudar a reverter essa realidade, a MAPFRE desenvolveu três soluções para esse público, com preços acessíveis e contratação simplificada:

- MAPFRE Meu Trampo: seguro voltado a empreendedores informais, que pode ser contratado com CPF, com coberturas contra incêndio, raio ou explosão e diversas assistências emergenciais.

- MAPFRE Meu Bem Protegido: seguro para equipamentos e instrumentos de trabalho, fundamentais para a continuidade do negócio e geração de renda.

- MAPFRE Minha Vida: seguro de decesso, com assistência funerária que oferece descontos em consultas, exames e medicamentos.

Projeto ganha capilaridade

A chegada ao Distrito Federal é fruto de uma parceria com o G10 Favelas, grupo que reúne lideranças comunitárias e iniciativas sociais em territórios de todo o país. A aliança permite que o projeto circule de forma mais orgânica dentro da comunidade, com apoio de lideranças locais para explicar as vantagens da proteção financeira e quebrar barreiras de desinformação que ainda afastam esse público do setor segurador.Para a MAPFRE, trata-se de um movimento que une estratégia de negócios e impacto social. “Estamos fortalecendo a função social do seguro ao mesmo tempo em que criamos condições para que os empreendedores locais protejam seu trabalho e seus sonhos”, destacou Fátima Lima.

“Com a oferta de microsseguros acessíveis, estamos proporcionando uma rede de segurança para aqueles que trabalham duro para melhorar suas vidas e suas comunidades. Esta iniciativa é um grande passo para a inclusão financeira e a proteção dos sonhos de muitos empreendedores de favelas”, afirma Gilson Rodrigues, presidente do G10 Bank, instituição que atua como representante de seguros da MAPFRE.

Com a expansão para a favela Sol Nascente, a MAPFRE planeja levar o projeto a outros territórios periféricos do Brasil ao longo do próximo ano, em um movimento que une estratégia de negócios, inovação e impacto social de longo prazo.

Sobre a MAPFRE - Presente no país desde 1992, a MAPFRE é o grupo multinacional líder de seguros na América Latina. No Brasil, a companhia oferece uma ampla gama de serviços que incluem seguros, previdência, investimentos, consórcios, capitalização e assistência a residências e veículos. Em 2024, suas receitas globais atingiram 33 bilhões de euros. Com o propósito "Cuidamos do que é importante para você", a MAPFRE está ao lado de mais de 31 milhões de clientes e 32 mil colaboradores em todo o mundo. A companhia ainda adota compromissos internacionais como os Princípios para a Sustentabilidade em Seguros (PSI) e integra o Pacto Global da ONU (Organização das Nações Unidas), além de manter a Fundación MAPFRE, instituição sem fins lucrativos que promove e investe em iniciativas e pesquisas voltadas ao bem-estar social.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto