3 formas de aproveitar alimentos de forma consciente no dia a dia
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Gabriela Rodrigues
- SEGS.com.br - Categoria: Seguros
No ano em que o Brasil saiu do Mapa da Fome, professora de Gastronomia da UNIASSELVI alerta: "antes de descartar, experimente".
O Brasil alcançou um marco histórico ao ser oficialmente declarado fora do Mapa da Fome pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO/ONU), conforme relatório "O Estado da Segurança Alimentar e Nutricional no Mundo 2025". Este resultado é fruto de políticas públicas e esforços coletivos que reduziram a taxa de subnutrição para abaixo de 2,5% da população no período de 2022 a 2024.
Mas enquanto o país celebra essa conquista, é preciso refletir sobre outro desafio: o combate à perda e ao desperdício de alimentos. Garantir a segurança alimentar para todos não se limita à produção suficiente de alimentos, mas inclui também o uso consciente e integral dos recursos disponíveis.
Combate ao desperdício alimentar
De acordo com a FAO, estar fora do Mapa da Fome significa que o Brasil conseguiu reduzir a subnutrição grave – ou falta de acesso a alimentos suficientes para uma vida saudável – para menos de 2,5% da população. Além de políticas públicas, programas sociais inclusivos e ações de conscientização sobre alimentação saudável e sustentável também contribuíram para o resultado.
No entanto, combater o desperdício é fator primordial. “O segredo para reduzir o desperdício está em enxergar o alimento por completo, da casca ao talo. Partes que muitas vezes vão para o lixo, como sementes, folhas e cascas, são riquíssimas em nutrientes e sabor. Com criatividade e técnica, podemos transformá-las em caldos nutritivos, farinhas funcionais e até ingredientes surpreendentes para doces e pães. É uma mudança de mindset: da cozinha automática para a cozinha consciente”, explica Monica Lizete Ruschel dos Reis, professora de Gastronomia na UNIASSELVI.
De acordo com a docente, essas práticas de reaproveitamento integral também promovem uma alimentação mais nutritiva e renovam uma relação culturalmente rica com os alimentos.
“Aproveitar integralmente os alimentos vai além da sustentabilidade; é um resgate cultural. Nossos avós já faziam isso naturalmente, usando cada parte dos ingredientes com respeito e sabedoria. Reaprender essas técnicas é honrar nossa herança gastronômica e, ao mesmo tempo, criar uma relação mais saudável e responsável com a comida”, ressalta Monica Ruschel.
3 dicas para aproveitar alimentos
A professora de Gastronomia, destaca que o resgate da cultura, “promove economia dos recursos naturais, fortalece a identidade cultural e contribui para atitudes responsáveis perante o impacto ambiental gerado pelo desperdício”.
Por isso, ela traz uma dica simples para o dia a dia: “antes de descartar, experimente!”. Confira três sugestões simples que podem enriquecer o cardápio:
- Casca de batata-doce: viram chips crocantes para um lanche prático e saudável;
- Talos de espinafre: enriquecem patês e conferem mais sabor e nutrientes para as refeições;
- Sementes de abóbora: torradas, se tornam uma opção nutritiva e crocante.
Sobre a UNIASSELVI
A UNIASSELVI é uma das mais conceituadas instituições de ensino superior do Brasil. Com uma oferta diversificada de mais de 500 cursos, que incluem Graduação, Pós-Graduação, Profissionalizantes e Técnicos, tanto na modalidade presencial quanto a distância (EAD), a instituição se destaca pela sua abrangência e qualidade educacional. Presente em todos os estados brasileiros, a UNIASSELVI conta com uma ampla rede de mais de 1.300 polos e 18 unidades presenciais. É reconhecida como a única instituição de grande porte nacional a receber nota máxima no Recredenciamento Institucional, concedido pelo Ministério da Educação (MEC). A missão da UNIASSELVI é fornecer os recursos e o suporte necessários para que os alunos construam suas próprias histórias e alcancem o sucesso acadêmico e profissional, promovendo assim o desenvolvimento pessoal e profissional de cada estudante.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>