Susep no CORE Summit 2025: destaques da participação no evento
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Susep
- SEGS.com.br - Categoria: Seguros
Evento do Coremec debateu resiliência, segurança cibernética e inovação no Sistema Financeiro Nacional
A Superintendência de Seguros Privados (Susep), participou do CORE Summit 2025. Promovido pelo Comitê de Regulação e Fiscalização dos Mercados Financeiro, de Capitais, de Seguros, Previdência e Capitalização (Coremec), em parceria com a Federação Nacional de Associações dos Servidores do Banco Central (Fenasbac), o evento teve foco em cibersegurança. Representaram a Susep o Superintendente Alessandro Octaviani, o Diretor Carlos Queiroz e os Coordenadores Gerais Myrian Neves e Paulo Miller.
O Coremec é atualmente presidido pela Susep, que integra o comitê ao lado do Banco Central (BC), da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc). Juntos, esses órgãos coordenam ações para aprimorar a regulação e a supervisão do Sistema Financeiro Nacional.
O encontro aconteceu em São Paulo, nos dias 24 e 25 de setembro, reunindo autoridades, representantes do mercado e especialistas nacionais e internacionais para discutir soluções estratégicas para o fortalecimento da segurança cibernética no setor financeiro.
No primeiro dia do evento, o Superintendente Alessandro Octaviani participou da abertura ao lado de Ailton de Aquino, Diretor de Fiscalização do BC, Alexandre Pinheiro, Superintendente-Geral da CVM, Ricardo Pena, Diretor-Superintendente da Previc, e Rodrigoh Henriques, Diretor de Inovação da Fenasbac.
Octaviani destacou que o desafio atual é incorporar nas políticas públicas três grandes complexidades que se articulam: a digitalização, o incentivo à concorrência e a nova geopolítica mundial. Para ele, “os meios digitais são hoje parte da disputa geopolítica global, o que exige dos órgãos de Estado uma atuação proativa e a capacidade de ouvir os atores de mercado, incorporando suas visões de futuro.”
Além disso, o Superintendente ressaltou a necessidade de elevar a articulação entre as entidades de supervisão do Sistema Financeiro Nacional a um novo patamar: “Pensar a cibersegurança é pensar em estratégia de desenvolvimento nacional, porque só em um ambiente com os melhores padrões de proteção digital é que os nossos mercados poderão operar de forma segura e competitiva.”
No segundo dia, o Diretor Carlos Queiroz esteve no painel O Futuro da Cibersegurança Regulada, com Alexandre Pinheiro, Superintendente-Geral da CVM; Giuneu Francisco Astolfi, Chefe do Departamento de Tecnologia da Informação do BC; Leonardo Zumpichiatti, Diretor de Fiscalização da Previc; e Rodrigoh Henriques, Diretor de Inovação da Fenasbac.
Em sua fala, Queiroz ressaltou que a cibersegurança é uma prioridade estratégica para a Autarquia e dividiu o tema em três frentes: como produto de seguro, como pauta de supervisão e como desafio também para a própria instituição enquanto cliente. “Precisamos garantir que as coberturas sejam adequadas, atendendo às necessidades do mercado e ao mesmo tempo incentivando uma melhor gestão de riscos. Já no papel de supervisora, a Susep precisa estar preparada para acompanhar a inovação, sempre preservando a integridade do sistema”, afirmou.
Ainda, a Susep esteve representada em diferentes debates sobre inovação e resiliência cibernética. A Coordenadora-Geral de Supervisão Consolidada, Myrian Neves, participou do painel Visão dos Reguladores, junto com Marcelo Colli Inglez, Chefe do Departamento de Supervisão de Conduta do BC; Andre Passaro, Superintendente de Supervisão de Securitização da CVM; James Taylor Faria Chaves, Diretor de Fiscalização da Previc; e Rodrigoh Henriques, Diretor de Inovação da Fenasbac.
Já Paulo Miller, Coordenador-Geral de Estudos Econômicos, esteve no painel IA em Ambientes Supervisionados: segurança, conformidade e resiliência, ao lado de Daniel Stivelberg, Diretor de Relações Institucionais do Nubank; Leandro Vilain, Diretor executivo da Associação Brasileira de Bancos (ABBC); Marina Gontijo, Sócia da Oliver Wyman; e Rodrigoh Henriques, Diretor de Inovação da Fenasbac.
Durante os dois dias de evento, foram promovidos diálogos sobre incidentes cibernéticos, supervisão de ativos digitais, inteligência artificial, tokenização e criptoativos, destacando a importância da cooperação entre reguladores e mercado para enfrentar os desafios da digitalização no Sistema Financeiro Nacional.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>