Logo
Imprimir esta página

Por que o seguro garantia é essencial para contratos entre empresas

Freepik Freepik

Instrumento tradicionalmente utilizado pelo setor público ganha força no mercado privado e se consolida como alternativa mais vantajosa à fiança bancária

O seguro garantia tem ampliado sua presença no mercado corporativo brasileiro ao se consolidar como alternativa eficaz às formas tradicionais de caução e fiança bancária. Cada vez mais utilizado por empresas privadas em setores como infraestrutura, energia e construção civil, o produto oferece vantagens relevantes em termos de segurança jurídica, flexibilidade contratual e eficiência financeira.

“É um instrumento estratégico para mitigar riscos e atender exigências em contratos entre empresas”, afirma Eduardo Cruci, Superintendente de Subscrição e Risco de Crédito da Junto Seguros. Segundo ele, a modalidade supre uma lacuna relevante ao evitar a imobilização de capital em contas garantidoras, liberando recursos que podem ser direcionados à expansão operacional e novos investimentos ou na contratação de uma fiança bancária, o que compromete o limite de crédito para alavancagem da empresa (tomadora) com os bancos.

O crescimento do seguro garantia no país acompanha uma mudança de mentalidade no mercado. Em 2024, o setor movimentou mais de R$ 5 bilhões em prêmios, segundo dados da Superintendência de Seguros Privados (Susep). Ainda assim, o Brasil mantém um perfil com apólices emitidas de forma predominante para entes públicos como beneficiários (segurados): cerca de 86% do uso do produto está vinculado a contratos com o Estado. “O mercado privado é enorme porque qualquer contrato entre empresas pode ser garantido por uma apólice com seguro garantia. O desconhecimento pelo setor privado quanto ao seu funcionamento e segurança ainda é a maior barreira à adoção desse instrumento”, aponta Cruci.

A Junto Seguros tem buscado ocupar esse espaço com uma estratégia voltada ao mercado corporativo. Em 2024 a seguradora emitiu aproximadamente R$ 225 milhões em prêmio direto de seguro garantia com empresas privadas, representando 27% da sua produção total e acima da média do mercado de 16%. Com ampla experiência em contratos de infraestrutura, concessões e gestão de riscos financeiros, a companhia adotou processos de subscrição especializados e soluções digitais que permitem maior agilidade na emissão de apólices. “Além da agilidade operacional, oferecemos análises técnicas que contribuem para uma tomada de decisão mais segura”, afirma Cruci.

A perspectiva é de crescimento contínuo, especialmente em áreas como saneamento, energia e obras estruturantes, setores que demandam garantias robustas e exigem a contratação de muitos fornecedores e prestadores de serviço para viabilizar a execução de projetos com menor exposição a riscos. “Acreditamos que a combinação de eficiência financeira, compliance e segurança irá transformar o uso dessa modalidade no Brasil, alinhando-a aos padrões internacionais mais avançados”, conclui Cruci.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto