Precisão de dados acelera a evolução dos marketplaces
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Marcelo Danil
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Os padrões globais de identificação de produtos estão no centro da transformação digital para promover transparência e confiança aos consumidores
O crescimento acelerado do comércio eletrônico só se sustenta com inovação tecnológica e, sobretudo, com precisão de dados. Em um ambiente que conecta milhões de consumidores e vendedores, a qualidade da informação tornou-se elemento central para a credibilidade e a eficiência dos marketplaces.
Dados corretos sobre preços, descrições e disponibilidade não apenas garantem uma experiência superior ao consumidor, mas também reduzem falhas operacionais. O impacto é direto: aumento da confiança, fidelização e conversão em vendas. Além disso, informações confiáveis são essenciais para análises de demanda, prevenção de fraudes e atendimento a exigências regulatórias.
Na 9ª edição do Mercado Livre Experience, a Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil levará ao seu estande palestras e consultorias sobre como os vendors do e-commerce podem alcançar segurança, confiabilidade, mais vendas e satisfação do cliente por meio do uso de padrões globais de identificação de produtos.
O evento, considerado o maior da América Latina em e-commerce e serviços financeiros, terá no estande da GS1 Brasil a participação de grandes nomes do setor e influenciadores digitais reconhecidos, como Luiza Azevedo, Alexandre Nogueira e Gabriel Bollico.
Eles vão compartilhar insights sobre estratégias para impulsionar vendas, escalar negócios e construir marcas sólidas em um ecossistema de marketplaces cada vez mais competitivo. Esse movimento já é reconhecido por vozes influentes no setor digital. Para Luiza Azevedo, “o consumidor exige clareza e confiança e, portanto, dados corretos são a base para qualquer negócio prosperar no digital”. Alexandre Nogueira reforça: “Escalar vendas em marketplaces não depende apenas de preço ou promoção. Começa com informação precisa e padronizada”. Já Gabriel Bollico acrescenta que “a transparência de dados é o que diferencia marcas que crescem de forma sustentável no comércio eletrônico”.
Em marketplaces, visibilidade é sucesso. O GTIN (Número Global do Item Comercial), padrão criado pela GS1, aumenta em até 40% as chances de um produto ser encontrado em buscas online.
Esse código, reconhecido em mais de 150 países e estampado em praticamente todas as embalagens como código de barras (EAN), é referência para identificação de produtos e unidades logísticas.
Itens com GTIN/EAN GS1 integram o Verified by GS1, plataforma global que reúne mais de 600 milhões de produtos. Nesse registro, mantido pelas próprias marcas, é possível validar dados padronizados — recurso utilizado por varejistas, marketplaces, parceiros comerciais, governos e consumidores para verificar a autenticidade das informações.
Exigido por plataformas de compra e buscadores, o GTIN garante identificação precisa, redução de erros e maior confiabilidade nas transações digitais. Para consumidores, é a certeza de adquirir um produto original; para vendedores, representa alcance, profissionalismo e competitividade.
“Como em qualquer vertical de negócios digitais, a precisão dos dados fornecidos ao sistema de cadastro é a base para o sucesso. A numeração do código de barras global padrão GS1 é hoje a mais usada para garantir identificação inequívoca de produtos, tanto para automação quanto para segurança do consumidor”, afirma João Carlos de Oliveira, presidente da Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil.
O estande da GS1 Brasil será um ponto de encontro para empreendedores interessados em aplicar a padronização global como diferencial estratégico em suas operações online, combinando orientação prática com conteúdo inovador que pode transformar os negócios digitais.
Serviço
Mercado Livre Experience 2025
Datas: 24 e 25 de setembro
Local: Expo Transamérica, São Paulo
Estande da Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil
Mais informações: mercadolivreexperience.mercadolivre.com.br
Sobre a Associação Brasileira de Automação - GS1 Brasil
A Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil é uma organização multissetorial sem fins lucrativos que atua no país desde 1983. Seu principal propósito é promover mais eficiência e sustentabilidade para os negócios, ao mesmo tempo em que contribui para a segurança e a qualidade de vida da sociedade. Embora seja amplamente reconhecida por atribuir o código de barras presente nas embalagens de produtos, a entidade impulsiona a automação e a padronização de processos, desempenhando um papel essencial no funcionamento da cadeia de abastecimento e no desenvolvimento socioeconômico.
Para os consumidores, os benefícios incluem segurança, transparência nas informações dos produtos, agilidade nas compras e maior interação com fabricantes por meio do QR Code Padrão GS1. A GS1 Brasil conta com mais de 59 mil empresas associadas, que representam 36% do PIB e 12% dos empregos formais e atua em mais de 40 setores da economia, além de fortalecer o relacionamento comercial e a competitividade das empresas.
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