Como fortalecer a marca corporativa usando a marca pessoal dos colaboradores
No cenário atual, em que a conexão digital dita as regras do jogo, as redes sociais se consolidam como pontes poderosas entre marcas pessoais e marcas corporativas. Ricardo Dalbosco, Doutor e renomado palestrante sobre comunicação multigeracional e marca pessoal, tem destacado nas palestras e treinamentos voltados a empresas uma abordagem que está revolucionando o mercado: “colaboradores creators”. Essa estratégia, que integra marca pessoal e posicionamento digital dos colaboradores, gera impactos diretos e extremamente positivos para as marcas que eles representam.
De acordo com dados da agência californiana ResultFirst, colaboradores que geram conteúdos nas redes sociais convertem leads sete vezes mais frequentemente do que as páginas comerciais das empresas. “Esse dado demonstra que as organizações devem modernizar sua visão e compreer que, ao empoderar seus colaboradores como influenciadores, estão potencializando sua própria reputação no mercado, além de atrair e reter talentos de diferentes gerações”, afirma Dalbosco.
Infotenimento: o diferencial para marcar presença digital
Chamar a atenção do público-alvo em meio ao excesso de informações das redes sociais é um grande desafio. A solução, segundo Dalbosco, está no formato de infotenimento (informação com entretenimento). “Os consumidores não se conectam apenas com empresas, mas com histórias e pessoas. Quando o colaborador compartilha suas vivências, conhecimentos e bastidores da organização de forma autêntica e envolvente, ele transmite o lado humano de uma marca e estabelece vínculos verdadeiros com o público”, destaca.
Essa estratégia vai além de captar novos clientes. Ao criar essas conexões, os resultados se refletem também no fortalecimento da relação com a base já existente. Ainda, Dalbosco enfatiza que a otimização dos perfis nas redes sociais, como o LinkedIn, é essencial. Um perfil completo, ativo e estratégico não é apenas a vitrine, mas o portão de entrada para oportunidades. A consistência nas postagens e a interação em conversas relevantes turbina o alcance e reforça a percepção de autoridade.
Confiança e credibilidade como pilares de posicionamento
Transparência e autenticidade são palavras-chave quando o objetivo é conquistar a confiança de clientes e potenciais parceiros. As histórias reais de sucesso e os exemplos práticos compartilhados pelos colaboradores ajudam a criar essa credibilidade espontânea. “É sobre mostrar o que há de mais genuíno em quem está por trás das conquistas de uma empresa. Isso humaniza a marca”, afirma Dalbosco.
Outro ponto indispensável levantado por Dalbosco é o papel estratégico do engajamento. Ele o descreve como “o motor que amplifica a visibilidade nas redes sociais”. Interagir com publicações relevantes, participar de grupos estratégicos e compartilhar conteúdos alinhados ao core business da empresa são ações que geram grande impacto. Segundo ele, quando os colaboradores são estimulados a interagir autenticamente, há um efeito cascata que beneficia tanto suas marcas pessoais quanto a marca corporativa.
Networking como alavanca para negócios
O fortalecimento do networking é outro benefício inegável da construção de marcas pessoais por meio das redes sociais. Ao buscar conexões estratégicas alinhadas aos objetivos da organização, os colaboradores abrem portas para oportunidades exponenciais. Atuar estrategicamente nos ambientes digitais, participando de grupos e debates relevantes no setor, é uma das formas mais eficazes de fortalecer a rede de contatos e maximizar o potencial de negócios da empresa.
Incentivar o posicionamento digital dos colaboradores deixou de ser um diferencial e passou a ser uma necessidade competitiva. Empresas que adotam essa mentalidade conseguem ampliar não apenas sua reputação, mas também seu alcance e relevância. Quando colaboradores compartilham conteúdos estratégicos e autênticos, a marca corporativa ganha representatividade e, naturalmente, cria novas possibilidades de negócios. A força de uma organização está diretamente conectada à força da marca pessoal de quem a compõe.
Artigo escrito por: Redação Ricardo Dalbosco
Palestrante referência em “Comunicação entre gerações” e o “Profissional do Futuro”, sendo estrategista de marca pessoal, destaque nacional e com experiência em projetar marcas pessoais de profissionais de sucesso de quatro continentes, além de marcas corporativas. É Doutor com foco em influência digital, escritor Best-Seller, conselheiro de empresas, vencedor de prêmios, além de colunista e consultado por diversas mídias de renome nacional e internacional. É o maior formador de LinkedIn Top Voices e Creators no Brasil, trabalhou em diversos lugares pelo mundo e é considerado o profissional de confiança de vários executivos, empresários e board members no país.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>