Como empresas podem utilizar IA de forma segura e proteger dados corporativos
Especialista em cibersegurança para pequenas e médias empresas, BluePex faz recomendações para o uso das plataformas de IA de forma segura
O uso de ferramentas de Inteligência Artificial já é uma realidade em empresas de todos os portes. Porém, ao mesmo tempo em que oferecem ganhos expressivos de produtividade, também criam novas vulnerabilidades relacionadas à proteção de dados e informações estratégicas.
“É inegável que a inteligência artificial generativa trouxe eficiência para os negócios. No entanto, também abriu brechas para vazamentos de dados e novos tipos de fraudes digitais. Tratar a segurança da informação como prioridade e utilizar as tecnologias de cibersegurança disponíveis é fundamental para que empresas não corram riscos desnecessários, nem tenha que impedir o uso destas ferramentas por parte dos colaboradores”, afirma Ulisses Penteado, CEO da BluePex.
Para ajudar as empresas a se protegerem, a BluePex faz cinco recomendações essenciais para o uso da inteligência artificial no ambiente corporativo.
1. Estabeleça políticas claras
Defina quais dados podem ou não ser compartilhados em ferramentas de IA, liste quais soluções são aprovadas para uso e crie protocolos de resposta a incidentes. É importante incluir exemplos práticos e diferentes níveis de restrição por área.
2. Avalie as ferramentas antes do uso
Antes de liberar o uso de qualquer aplicação, analise aspectos como políticas de privacidade, segurança da infraestrutura, conformidade regulatória (LGPD, GDPR) e histórico de segurança do fornecedor.
3. Implemente controles técnicos
Ferramentas de monitoramento de rede, proxies corporativos, sistemas de prevenção contra vazamentos (DLP) e gestão de identidade ajudam a reduzir riscos de exposição.
4. Invista em treinamento e conscientização
Promova programas contínuos de capacitação, com simulações de riscos, atualização sobre novas ameaças e orientações práticas para o uso seguro da IA no dia a dia.
5. Prefira versões empresariais de ferramentas de IA
As versões corporativas de soluções de IA oferecem contratos que asseguram maior proteção e governança dos dados. O ChatGPT Enterprise, por exemplo, garante que os dados dos clientes não são usados para treinar modelos.
Sobre a BluePex
Uma das principais empresas brasileiras da área de segurança da informação, a BluePex é certificada pelo Ministério da Defesa uma Empresa Estratégica de Defesa (EED) e conta com certificação ISO 27.001. Com mais de 20 anos de mercado, 1.600 clientes ativos e mais de 120.000 mil dispositivos protegidos e monitorados, a BluePex desenvolve soluções de segurança da informação para o mercado corporativo com foco em segurança, controle, disponibilidade e compliance.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>