Averbei apresenta nova tecnologia RC-V para o setor de seguros
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Averbei, via Revista Cobertura
- SEGS.com.br - Categoria: Seguros
A resolução n.º 6.068, publicada pela ANTT em julho de 2025, exige contratações obrigatórias de 3 tipos de seguros para operar no transporte rodoviário de cargas no Brasil. São eles o RCTR-C, o RC-DC e agora o RC-V. Esse último, que trata do seguro de Responsabilidade Civil de Veículo contra danos a terceiros causados pela carga ou o veículo transportador, agora poderá ser averbado de forma integrada aos embarques por meio de uma nova solução da Averbei, empresa especializada em sistemas digitais para averbações de seguros de transporte de cargas.
De acordo com Edilson Lopes, especialista em averbação e CEO da empresa, a nova tecnologia foi desenvolvida para atender à carência do mercado quando o assunto é a automatização e integração entre o MDF-e (Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais) e o CT-e (Conhecimento de Transporte Eletrônico) com outros documentos fiscais e não fiscais.
“Desenvolvemos uma tecnologia que fecha a lacuna entre MDF-e e CT-e, garantindo compliance, agilidade e redução de riscos na jornada de adequação das novas regras. É um passo importante para transportadoras, seguradoras e corretores”, explica o executivo.
A seguir, confira os 6 principais diferenciais do sistema de averbação de RC-V da Averbei para as operações de seguros de transporte de cargas:
Averbação Inteligente: identifica automaticamente viagens a partir do MDF-e e relaciona os CT-es correspondentes;
Detecção de Irregularidades: reconhece os CT-es não manifestados e disponibiliza ferramenta para tratamento dos embarques;
Cadastro de Placas de Veículos com Seguros Próprios: evitando a cobrança em duplicidade com o Seguro de Automóvel;
Integração Segura: compatibilidade com apólices do Ramo 59 (antigo Ramo 53);
Interface Prática: permite inserção manual de dados em casos excepcionais, com prazo controlado;
Relatórios e Consultas: dashboards e relatórios detalhados para auditoria preventiva e análise estratégica.
Outras Vantagens Operacionais
A averbação de RC-V da Averbei pode ser utilizada de forma unificada com as averbações de outras apólices ou de forma independente, coexistindo com outros sistemas já contratados pelo transportador para as demais apólices.
As informações de motoristas e veículos serão extraídas automaticamente dos MDF-es. Nos embarques amparados por outros documentos que não contenham esses dados, eles poderão ser inseridos dentro do prazo autorizado pela Seguradora para garantia da cobertura. Caso não sejam informados nesse prazo, o sistema aplicará placeholders técnicos (placas e motoristas provisórios) até a regularização, sem prejuízo do controle e das trilhas de auditoria.
Edilson Lopes destaca que a implementação do seguro RC-V impacta toda a cadeia de transporte rodoviário de cargas, reforçando a necessidade de transportadores, seguradoras e corretores aproveitarem o movimento regulatório para implementar inovação na jornada securitária do transporte de carga. “Com a solução da Averbei, as empresas podem evitar riscos de não conformidade, reduzir custos operacionais e garantir maior eficiência nos processos de averbação. Estamos entregando não apenas uma solução de adequação regulatória, mas uma tecnologia inteligente, com uso de integração via API, que prepara o setor para o presente e o futuro”, finaliza o CEO da Averbei.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>