Negócios digitais: tendência estratégica ou desafio para o mercado?
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Daiana Napoleão
- SEGS.com.br - Categoria: Seguros
Pesquisa mostra que 76% dos micro e pequenos empreendedores utilizam computadores em seus negócios
Enquanto muitas empresas retomam operações presenciais, uma nova leva de empreendedores segue na direção oposta: escolhe nascer totalmente digital. Longe de ser contramão, essa decisão é embasada pela mudança no estilo de vida das pessoas e na transformação tecnológica dos pequenos negócios brasileiros.
De acordo com a pesquisa do Sebrae, 76% dos micro e pequenos empreendedores utilizam computadores em suas atividades em 2025, o maior índice em uma década e seis pontos percentuais acima de 2022. Além disso, 47% já adotam softwares e aplicativos de gestão, um salto de 20 pontos percentuais desde 2018. Esses números revelam que a digitalização deixou de ser tendência para se tornar pilar estratégico de competitividade.
Enquanto o mercado geral ainda flerta com o modelo híbrido, é nesse cenário que surgem modelos como a Spaceclass, rede de franquias especializada em ensino de idiomas criada em 2022. Totalmente digital e com aulas ao vivo, a empresa nasceu com a proposta de ressignificar o aprendizado de inglês no Brasil. Com metodologia voltada à conversação e um algoritmo que conecta alunos com perfis profissionais e áreas de interesse semelhantes, a marca propõe fluência em até três anos.
Menos custos, mais tempo
O formato online mostrou-se não apenas viável, mas escalável: em 2024, a Spaceclass se tornou franquia, hoje soma 37 unidades e projeta encerrar 2025 com 100 franqueados dentro e fora do Brasil.
“O modelo 100% digital nos permite crescer sem barreiras geográficas, oferecendo padronização e qualidade, cortar custos, além de acompanhar a forma como as pessoas já se relacionam com tecnologia e educação no dia a dia”, destaca Raphael Brito, CEO e sócio-fundador da Spaceclass.
Negócios que nascem no digital conseguem maior otimização de tempo e agilidade na adaptação a novas ferramentas, além de reduzir custos fixos como locação de espaço e uma maior possibilidade de expandir a marca, como a Spaceclass, que tem franqueados em sete estados do Brasil, além de Estados Unidos e Finlândia:
“O formato remoto se consolidou porque acompanha a rotina das pessoas, que já consomem informação e trabalham conectadas. A flexibilidade de horário e a possibilidade de aprender de qualquer lugar aumentam muito a aderência dos alunos. Quando falamos em aprender outro idioma, por exemplo, o online permite criar turmas personalizadas, unindo perfis semelhantes e acelerando a evolução”, disse o CEO.
Sobre a Spaceclass
Rede de franquias especializada em soluções de ensino de idiomas, criada em 2022 por dois empreendedores com o objetivo de ressignificar o aprendizado de inglês no Brasil. Com uma metodologia inovadora e focada em conversação, a Spaceclass tem um algoritmo que une perfis profissionais e áreas de interesse semelhantes em uma mesma aula, facilitando a interação, o aprendizado e levando os alunos a fluência em até três anos. Com um modelo de negócio 100% digital, com aulas ao vivo, a marca virou franquia no final de 2024, soma 37 unidades e planeja alcançar 100 até o final de 2025.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>