Solaris Corretora de Seguros aborda sucessão familiar na 5ª Maratona da Inovação
Corretora apresentou sua trajetória marcada pela tradição, expansão e, principalmente, pela profissionalização da gestão.
Com mais de cinco décadas de atuação, a Solaris Corretora de Seguros foi um dos destaques do painel Cases de Sucesso – Sucessão Familiar, durante a 5ª edição da Maratona da Inovação em Seguros. Representada por Luiz Felipe Fortuna, diretor administrativo e operacional, a corretora apresentou sua trajetória marcada pela tradição, expansão e, principalmente, pela profissionalização da gestão.
Fundada em 1970 na cidade de Antônio Prado (RS), a Solaris nasceu como um escritório de serviços múltiplos e evoluiu, ao longo dos anos, para se tornar uma corretora de seguros com atuação sólida e em expansão. A sucessão familiar foi um marco nesse processo. Em 2010, a entrada da segunda geração trouxe decisões estratégicas, como a abertura da filial em Porto Alegre e o foco exclusivo no mercado de seguros.
“Percebemos que era o momento de profissionalizar a gestão e definir claramente os papéis dentro da empresa. Contamos com consultorias externas que nos ajudaram a organizar processos, separar o que é negócio e o que é família, e estruturar a sucessão de forma clara e transparente”, destacou Luiz Felipe.
Atualmente, a Solaris é conduzida por Luiz Felipe e seu irmão Marco Fortuna, com a supervisão institucional do fundador, Laureano Fortuna. O modelo adotado garantiu harmonia familiar e clareza na condução da empresa, fortalecendo não apenas o patrimônio, mas também a perenidade do negócio.
“Não é preciso ser uma grande corporação para profissionalizar uma empresa familiar. Definir processos, regras e responsabilidades é essencial para proteger tanto a família quanto o valor da empresa. Esse foi um dos maiores aprendizados que tivemos”, reforçou o executivo.
Com planejamento estratégico definido para os próximos cinco anos, a Solaris segue firme em sua missão de crescer de forma estruturada, mantendo o legado de 55 anos e preparando o terreno para as futuras gerações.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>