MAPFRE lança jornada de sinistro 100% resolutiva via IA no WhatsApp
Desenvolvido pela Tech for Humans, projeto automatiza ponta a ponta com integração nativa ao core
A Tech for Humans, consultoria especializada em simplificar Agentes de IA e Jornadas Digitais, acaba de entregar à MAPFRE uma das soluções mais inovadoras do mercado segurador: um agente de IA, totalmente integrado ao ecossistema da companhia, capaz de resolver sinistros de ponta a ponta dentro do WhatsApp, sem qualquer necessidade de intervenção humana. Trata-se da primeira jornada de sinistro no Brasil resolvida integralmente por IA via WhatsApp, com suporte a texto, voz e imagem. “Uma inovação que reposiciona a forma como as seguradoras se relacionam com clientes e corretores, aliando automação real, escalabilidade e governança”, pontua Fernando Wolff, CEO da Tech for Humans.
“Nosso objetivo foi criar para a MAPFRE algo que transformasse o relacionamento que ela tem com o cliente e corretor, e nada mais impactante que o sinistro, que é algo super crítico. Agora conseguimos uma solução resolvendo problemas, e não apenas conversas com clientes”, afirma.
O projeto aproveita toda a estrutura já existente da MAPFRE para sinistros, o que permite que as etapas do processo aconteçam de forma integrada e automática. Isso inclui desde a abertura do aviso de sinistro até a solicitação de carro reserva, contato com terceiros envolvidos, consulta de apólices, verificação de status e documentos, além do encaminhamento para vistoria (presencial ou digital) e atualizações em tempo real no sistema da empresa.
“Oferecer essa funcionalidade significa estar no mesmo ambiente em que os brasileiros já se comunicam com familiares, empresas e instituições financeiras. Queremos tornar o processo de aviso de sinistro mais intuitivo, direto e acessível, encurtando o tempo de resposta em relação ao modelo tradicional”, afirma Nelson Alves, CEO adjunto de finanças e operações da MAPFRE
No plano tecnológico, a Tech for Humans implementou uma arquitetura que combina IA generativa da OpenAI, homologada pelo grupo corporativo da MAPFRE, com uma base de conhecimento regulatório, jurídico, operacional e integração com sistemas de sinistro. Isso permite que o agente de IA não apenas compreenda, mas execute solicitações complexas com precisão, segurança e total aderência às regras do negócio.
Outro destaque do projeto está nos guard rails dinâmicos e inteligentes, treinados continuamente a partir de logs reais de uso, sem comprometer segurança ou compliance, um diferencial que garante evolução da solução sem perda de controle.
Sobre a Tech for Humans
A Tech for Humans é uma consultoria que simplifica a tecnologia por meio de Jornadas Digitais e Agentes de IA, transformando desafios técnicos em experiências humanas e personalizadas. Referência em inteligência artificial aplicada ao atendimento e backoffice, especialmente nos setores financeiro e securitário, a empresa une estratégia, dados e tecnologia com foco real nas pessoas. Com soluções que vão da IA generativa à transformação digital completa, a Tech for Humans entrega inovação com propósito, eficiência e impacto.
Sobre a MAPFRE - Presente no país desde 1992, a MAPFRE é o grupo multinacional líder de seguros na América Latina. No Brasil, a companhia oferece uma ampla gama de serviços que incluem seguros, previdência, investimentos, consórcios, capitalização e assistência a residências e veículos. Em 2024, suas receitas globais atingiram 33 bilhões de euros. Com o propósito "Cuidamos do que é importante para você", a MAPFRE está ao lado de mais de 31 milhões de clientes e 32 mil colaboradores em todo o mundo. A companhia ainda adota compromissos internacionais como os Princípios para a Sustentabilidade em Seguros (PSI) e integra o Pacto Global da ONU (Organização das Nações Unidas), além de manter a Fundación MAPFRE, instituição sem fins lucrativos que promove e investe em iniciativas e pesquisas voltadas ao bem-estar social. Para mais informações sobre a companhia, acesse este link.
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