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Pesquisa revela que apenas 40% das empresas brasileiras utilizam campanhas automatizadas de WhatsApp

Rodrigo Bidinoto, diretor global de vendas na ActiveCampaign Rodrigo Bidinoto, diretor global de vendas na ActiveCampaign

Estudo conduzido pela ActiveCampaign, em parceria com a AnaMid, faz raio-X sobre o cenário atual, desafios e tendências do marketing nos negócios brasileiros

Apenas quatro em cada dez empresas brasileiras usam campanhas automatizadas de WhatsApp, segundo a pesquisa “Panorama do Uso do WhatsApp e Estratégias de Marketing no Brasil”, estudo aprofundado sobre o cenário atual, desafios e tendências do marketing conversacional no país.

A pesquisa, conduzida pela ActiveCampaign, com o apoio da AnaMid (Associação Nacional do Mercado e Indústria Digital), mapeou como as empresas brasileiras utilizam o WhatsApp e outras plataformas de marketing para gerar vendas, além de apontar os principais desafios técnicos e estratégias para os negócios.

“O estudo mostra que o Brasil já consolidou o WhatsApp como ativo indispensável, mas ainda enfrenta desafios de governança, mensuração e diversificação. Para avançar, será preciso dar quatro passos fundamentais: institucionalizar o planejamento orçamentário, profissionalizar a mensuração, expandir os horizontes de canal e avançar em automação inteligente com uso de IA e integrações nativas”, afirma Rodrigo Bidinoto, diretor global de vendas na ActiveCampaign.

Resultados

Do total de empresas, 79,3% já usam o WhatsApp no negócio e 77,6% o enxergam como canal principal de marketing pelo menos para os próximos dois anos, mostra a pesquisa, que confirma que a ferramenta é um dos pilares do ecossistema digital brasileiro. Porém, ela ainda é vista de forma funcional, concentrada em atendimento (90,8%) e suporte pós-venda (66%). Apenas 41,2% exploram campanhas automatizadas.

Rodrigo Neves, presidente nacional da AnaMid, explica que os dados mostram que há um subaproveitamento do potencial conversacional e de automação da plataforma. “A concentração no atendimento confirma o papel do WhatsApp como ferramenta de relacionamento e retenção, mas também expõe uma subutilização do potencial de integração com funis de aquisição e campanhas escaláveis”, afirma.

A pesquisa aponta uma maturidade fragmentada no uso do WhatsApp: 45% das empresas utilizam a API oficial, 41,2% recorrem a soluções não oficiais e 13,9% desconhecem a diferença. Apesar da ampla adoção, 64,3% dizem que as plataformas entregam apenas parcialmente o prometido, 55,5% enfrentam falhas de rastreabilidade e 72,7% já tiveram problemas na aprovação de templates, fatores que revelam fragilidade de governança, custos restritivos e instabilidade regulatória.

“Esse cenário revela um dilema: o WhatsApp é ao mesmo tempo indispensável e limitado. Para empresas, a estratégia passa por equilibrar o uso pragmático do canal com investimentos em integrações inteligentes (CRM, automações, atribuição offline) e governança sobre dados e compliance. Para o mercado, a evolução desse ecossistema será determinante para separar quem apenas ‘atua no WhatsApp’ de quem transforma o aplicativo em uma engrenagem central de relacionamento, vendas e marketing escalável”, afirma Neves.

O WhatsApp aparece como o terceiro canal de marketing utilizado (62,7%), atrás de Meta (77,3%) e Google Ads (68,7%). “O mix de canais é dominado por plataformas de leilão, o que revela uma ‘tática de sobrevivência’ orientada à captura e à conversão rápidas no curto prazo. A adoção relativamente baixa de Tiktok Ads (8,7%), influenciadores (17,3%) e mídia offline (16,7%) limita a criação de demanda nova e a construção de marca fora do duopólio, pressionando CPMs e CAC”, diz o presidente da AnaMid.

Impactos no negócio

O estudo solicitou, também, aos respondentes, para que apontassem a principal mudança que fariam na plataforma com base nas dificuldades enfrentadas. As perguntas, abertas, foram compiladas e as cinco sugestões mais citadas foram, na ordem:

1) Integração mais simples, nativa e sem burocracia (com CRMs, IA, automações e métricas integradas);

2) Redução de custos e maior clareza de preços (especialmente no custo por mensagem e nos planos da API oficial)

3) Mais transparência e flexibilidade nas regras (fim da insegurança de banimentos e revisão da janela de 24h).

4) Dashboards e métricas avançadas nativas (leitura, cliques, conversão e jornada do cliente em tempo real)

5) Suporte mais próximo e humano – atendimento rápido, qualificado e inclusivo para PMEs.

Expectativas e tendências

De acordo com o levantamento, o futuro do setor será guiado por três eixos: inteligência artificial para automação e hiperpersonalização, WhatsApp como hub de marketing e vendas com social commerce e pagamentos, e dados integrados com rastreabilidade em tempo real.

“Em paralelo, formatos emergentes como TikTok Ads, live commerce e comunidades digitais despontam como territórios de experimentação, mas ainda permanecem periféricos diante da centralidade do WhatsApp e das plataformas de leilão”, afirma Neves.

A pesquisa contou, ainda com o raio-X do cenário geral do marketing para as empresas, com dados sobre divisão orçamentária, investimento em performance x branding e adoção e desafios de e-commerce, além de uma série de outros dados qualitativos do setor.

Perfil e metodologia

No top 3 de cargos respondentes, aparecem empresários/empreendedores (42%), diretor/gerente de marketing (29,3%) e coordenador de marketing (10,7%). No recorte de atuação, aparecem serviços (53,3%), tecnologia/startups (20,7%) e indústria (8,7%). Na subdivisão de tamanho de empresas, os respondentes aparecem, em ordem, como micros (43,7%), pequenas (33%), médias (13%) e grandes (10,3%).

A pesquisa foi realizada via GoogleForms, e contou com um total de 300 empresas respondentes.

Sobre a ActiveCampaign

A ActiveCampaign é a plataforma de marketing autônoma para quem está no centro da ação. Ela capacita as equipes a automatizar suas campanhas com agentes de IA que imaginam, ativam e validam - liberando-as de fluxos de trabalho passo a passo e desbloqueando infinitas formas de orquestrar seu marketing.

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