Logo
Imprimir esta página

Mercado Data-driven em seguros: 5 indícios de que sua empresa ainda decide no improviso

No mercado de seguros, onde a precificação de riscos, a eficiência operacional e a experiência do cliente são fatores que determinam a competitividade, ainda é comum ver decisões estratégicas sendo tomadas com base no “feeling”. Intuição, experiências passadas ou até a opinião de líderes podem parecer soluções rápidas, mas, sem dados estruturados, tornam-se atalhos perigosos em um mercado cada vez mais competitivo.

Segundo o blog da Zoox, no artigo “Data-driven de verdade: 5 sinais de que sua empresa ainda está no achismo”, muitas companhias acreditam estar orientadas por dados quando, na realidade, ainda os utilizam apenas como justificativa posterior, e não como ponto de partida para decisões. Essa realidade também se aplica às seguradoras e corretoras.

O seguro é, essencialmente, uma indústria de dados. Desde a análise atuarial até a criação de produtos personalizados, a informação é a base para prever riscos, mitigar perdas e aumentar a competitividade. Porém, algumas barreiras ainda persistem:

Decisões ainda são tomadas “no feeling” — e justificadas depois com dados: quando a direção escolhe um caminho estratégico e só então busca dados para validá-lo, em vez de partir da análise de informações para construir a decisão.
Excesso de métricas e pouca ação: relatórios abundam, mas sem clareza sobre quais indicadores devem acionar mudanças práticas na operação ou no relacionamento com o cliente.
Silos de informação: áreas como sinistros, subscrição e comercial operam com bases distintas, o que gera desalinhamento e até perda de confiança nos números.
As análises são reativas e não preditivas: análises que se concentram apenas no que aconteceu — sem antecipar riscos emergentes ou prever tendências do comportamento do segurado.
Falta de experimentação: ausência de testes controlados e aprendizado contínuo que poderiam melhorar desde a jornada digital até a oferta de produtos.
Para seguradoras que buscam ser mais ágeis e competitivas, deixar o achismo para trás pode ser uma escolha certeira. Estar realmente orientado por dados significa conectar informações de diferentes áreas para formar uma visão única do cliente e utilizar modelos preditivos para antecipar riscos climáticos, de saúde ou de comportamento.

Além disso, essa ação pode promover uma cultura de experimentação que permite testar novas ofertas de forma rápida e com base em resultados concretos e transformar dados em ação, desde ajustar o preço de um seguro em tempo real até definir campanhas mais assertivas para corretores.

No seu artigo a Zoox reforça que o dado deve ser o ponto de partida das decisões e não apenas uma ferramenta de validação. Essa é uma reflexão para o mercado de seguros, que tem na informação seu maior ativo. Adotar de fato uma mentalidade data-driven não é um diferencial competitivo, e permitirá às companhias oferecer produtos mais personalizados, reduzir riscos operacionais e fortalecer a relação com corretores e segurados.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto