Marketing para pequenas empresas: 7 dicas para alavancar vendas
Executivo da fintech SumUp apresenta ações que podem ser aplicadas no dia a dia com o objetivo de gerar melhores resultados nos negócios
O uso de técnicas de marketing pode ser um diferencial decisivo para o sucesso de pequenos empreendimentos. Mesmo com recursos limitados, é possível traçar estratégias que visam potencializar os resultados de vendas, seja qual for o segmento de atuação. A partir desse entendimento, a SumUp, fintech global focada em soluções para micro e pequenos empreendedores, elaborou uma lista com sete dicas práticas de marketing que vão contribuir para impulsionar o crescimento dos pequenos negócios.
De acordo com Felipe Bottini, líder de marketing da SumUp, "o pequeno empreendedor precisa concentrar esforços com inteligência e adaptação às novas demandas dos consumidores”. Para o executivo, “não se trata de ter grandes orçamentos, mas, sim, de realizar ações consistentes que trarão um retorno real para o negócio”. Dessa forma, o empreendedor pode otimizar os investimentos e dar ênfase às necessidades do cliente. Confira abaixo as dicas do especialista:
1. Domine o ROI
Para prosperar no cenário atual, o pequeno empreendedor precisa de estratégias claras e eficazes. Uma das bases para qualquer decisão assertiva é entender o cálculo do Retorno Sobre o Investimento (ROI), indicador que mostra se o capital e o esforço empregados estão realmente valendo a pena. Se os ganhos com uma determinada ação forem maiores que o investimento, houve lucro; se for menor, a iniciativa teve prejuízo. Além disso, é possível calcular o ROI com precisão:
ROI = Ganho do investimento - custo do investimento / custo do investimento x 100
O resultado será uma porcentagem, que trará os ganhos financeiros da ação. Para que o cálculo seja preciso, é importante considerar no custo do investimento tudo o que está na operação: compra de materiais, fretes e embalagens, por exemplo.
2. Invista em anúncios nas redes sociais de maneira estratégica
Investir em anúncios digitais é um passo fundamental na promoção de uma marca. Pequenos empreendedores podem e devem fazer esses investimentos. “Com as ferramentas certas, é possível segmentar o público e investir nas regiões próximas ao negócio, atingindo quem realmente pode se tornar um cliente. A mídia paga, quando bem planejada, revela-se uma alavanca poderosa para gerar visibilidade e vendas, contribuindo diretamente para o ROI”, ressalta o especialista.
3. Otimize o WhatsApp Business
O WhatsApp Business, por exemplo, é uma potente ferramenta de vendas e relacionamento. Ao utilizá-lo para criar um catálogo de produtos e serviços e comunicar promoções de forma direta e eficiente com a lista de clientes, o empreendedor transforma o aplicativo em um canal de relacionamento robusto. "Os grupos desse aplicativo permitem engajar clientes, realizar enquetes e até mesmo implementar programas de fidelidade, fortalecendo o vínculo com os consumidores”, explica Bottini.
4. Construa uma marca sólida e coerente
Construir uma marca sólida e coerente é um investimento de longo prazo. Isso envolve dedicar tempo ao desenvolvimento do conceito da marca, incluindo identidade visual, tom de voz e os valores que a representam. “Pensar nos valores que a marca quer abraçar ajudam nessa missão. Por exemplo, uma loja de roupas que tem a modernidade como valor principal precisa transmitir essa ideia na sua comunicação visual e não apenas no produto”, aponta o executivo.
5. Faça um bom uso da Inteligência Artificial (IA)
Em um mundo cada vez mais digital, aproveitar o poder da Inteligência Artificial (IA) tornou-se uma obrigação, de acordo com Bottini. A IA pode ser uma aliada poderosa para pequenos negócios, auxiliando na automação de tarefas que não são o forte do negócio ou que o empreendedor não domina, como o controle de fluxo de caixa, cálculo de ROI, criação de estratégias de comunicação e definição dos valores da marca.
6. Priorize a retenção de clientes
De nada adianta atrair novos clientes se não houver um foco em mantê-los. Por isso, priorizar a retenção é uma estratégia de custo-benefício inegável. “É significativamente mais barato manter um cliente existente do que adquirir um novo. Investir em estratégias de pós-venda, atendimento de excelência e programas de fidelidade é essencial para acolher e reter seus clientes, transformando-os em defensores da sua marca", comenta o especialista.
7. Coloque o cliente no centro de todas as decisões
Finalmente, a máxima que deve guiar todas as ações é colocar o cliente no centro de todas as decisões. “Embora o produto seja crucial, o cliente deve ser sempre a prioridade máxima. É fundamental entender suas necessidades, desejos e dores antes de desenvolver ou aprimorar qualquer oferta ou produto. Essa abordagem trará mais eficiência para a marca e ajudará a fidelizar mais clientes", finaliza Bottini.
Ao adotar essas estratégias, pequenos empreendedores podem não apenas sobreviver, mas prosperar, construindo negócios resilientes e focados no que realmente importa: o cliente e o retorno sobre o investimento.
Sobre a SumUp
A SumUp é uma companhia global de serviços financeiros que oferece um ecossistema de soluções para microempreendedores, como maquininhas de cartão, conta digital pelo SumUp Bank, empréstimos e links de pagamento, entre outros produtos.
Há 12 anos empoderando empreendedores ao redor do mundo, a SumUp atende mais de 4 milhões de micro e pequenos negócios em mais de 36 mercados na Europa, nos Estados Unidos, na Oceania e na América Latina. No Brasil, está presente desde 2013 empregando 950 pessoas, sendo 49% mulheres e 26% LGBTQIAP+, com uma liderança 44% feminina. Realizando pesquisas constantes com seus clientes e com foco em educação financeira, a SumUp acompanha as tendências do mercado e dos micro e pequenos negócios.
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