Alta da Selic impulsiona crescimento do mercado de consórcios no Brasil
Com a alta demanda por soluções digitais, operações de consórcios como a Promotiva oferecem alternativas viáveis ao financiamento tradicional.
No segundo semestre de 2024, a contínua elevação da taxa Selic e as restrições cada vez maiores para aprovação de financiamentos tradicionais dificultaram o acesso da população a determinados bens e serviços. Segundo a Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC), os consórcios despontaram como uma das alternativas mais acessíveis frente ao cenário de juros elevados, registrando crescimento histórico de 7,4% em adesões no ano passado.
Esse movimento tem sido puxado principalmente pelas classes C e D, diretamente impactadas pela Selic — taxa básica de juros do país — que afeta tanto o valor das parcelas quanto a aprovação de financiamentos, sejam eles de bancos públicos ou privados.
“O aumento das parcelas e as menores taxas de aprovação para compra de bens, como imóveis e veículos, restringe o acesso ao financiamento bancário”, explica Rodrigo Salim, Diretor Executivo da Promotiva, gestora da maior rede de correspondentes bancários do Banco do Brasil (Mais BB). “Dessa forma, a previsibilidade do valor do consórcio, que não é impactado pelas variações da Selic, e até a possibilidade de contemplação antes do final do pagamento da última parcela tornam o recurso muito mais atrativo”, ressalta o executivo.
Consórcio como opção viável no mercado atual
De acordo com a ABAC, o setor de consórcios manteve o ritmo acelerado no primeiro trimestre de 2025. O número de participantes ativos alcançou o recorde de 11,4 milhões, representando crescimento de 9,3% em relação ao mesmo período de 2024. Diante desse cenário, o consórcio consolida-se como uma alternativa segura e financeiramente viável para quem busca adquirir bens, investir em imóveis ou financiar projetos com mais previsibilidade. A entidade projeta, ainda, crescimento de 8% para 2025, com destaque para consórcios de imóveis, veículos pesados e eletroeletrônicos.
“O grande diferencial em relação a épocas passadas é a digitalização e agilidade operacional que as empresas podem entregar”, conclui Rodrigo Salim.
A Promotiva, uma das unidades de negócio do Grupo Wiz Co (WIZC3), reúne centenas de parceiros em todo o país e oferece, por meio dos correspondentes bancários do Mais BB, uma ampla gama de produtos de crédito, consórcios e seguros exclusivos do Banco do Brasil.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>