Demissão inesperada? Veja como se preparar financeiramente
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Erika Ricci
- SEGS.com.br - Categoria: Seguros
Organizar o orçamento ajuda a reduzir impactos imediatos e aumenta a segurança até a recolocação profissional
A onda de desligamentos recentes no Itaú reacende uma preocupação antiga, porém sempre atual, de como reorganizar a vida financeira após a perda de um emprego. O impacto vai além do orçamento doméstico e mexe com a autoestima, exigindo atenção imediata para que a transição não comprometa o futuro.
De acordo com a especialista em planejamento financeiro Adriana Ricci, a primeira medida é fazer um diagnóstico honesto das contas, listando todas as despesas fixas e variáveis. “Com esse levantamento é preciso enxergar onde é possível cortar gastos, priorizando apenas o essencial até que uma nova fonte de renda seja estabelecida. Outro alerta importante é redobrar o cuidado com o uso do crédito, evitando compromissos que possam se transformar em dívidas futuras de difícil controle”, orienta.
Manter a calma também é fundamental. Não é necessário entrar em pânico, mas também não é preciso fingir que nada mudou. O orçamento precisa ser ajustado imediatamente, porque cada dia conta. Ao reduzir despesas e proteger a reserva existente, o profissional ganha fôlego para se recolocar com mais tranquilidade.
A especialista ressalta que o auxílio-desemprego e a rescisão contratual funcionam como uma ponte temporária, mas devem ser administrados com cautela. Se houver reserva de emergência, o ideal é que ela seja utilizada de forma gradual e estratégica, sempre considerando o prazo médio de recolocação no mercado. “O dinheiro disponível precisa ser dividido em etapas. Se o profissional sabe que, em média, a volta ao trabalho leva seis meses, ele deve planejar cada gasto dentro desse horizonte. Assim, evita surpresas e mantém o controle da situação”, explica.
Nesse processo, também é recomendável buscar alternativas de geração de renda extra, mesmo que temporárias. Atividades como consultorias, freelances ou venda de serviços pontuais podem contribuir para aliviar a pressão financeira e, ao mesmo tempo, abrir novas perspectivas profissionais.
“A demissão inesperada é sempre um baque, por isso, reforçamos tanto a importância da reserva de emergência, afinal a gente nunca sabe quando vai ser preciso usar. A readequação financeira em um momento de desemprego exige disciplina, informação e escolhas conscientes, mais do que atravessar um período difícil, a organização se torna uma ferramenta de proteção e ponto de partida para novos caminhos”, finaliza a fundadora da SHS Investimentos.
Sobre a especialista: Adriana Ricci é especialista em investimentos e tem 25 anos de atuação no mercado financeiro. É fundadora, gestora e head de Operações da SHS Investimentos, empresa que atua no mercado financeiro desde 2008 e possui 2 unidades, sendo a sede em São José dos Campos, SP.
Possui certificações pela Ancord como Assessora de Investimentos, pela Anbima no PQO, Programa de Qualificação Operacional da Bolsa de Valores, e CPA-20, e pela Febraban, a FBB-100. Bacharel em Administração e Financista, pós-graduada com MBA em Finanças, Auditoria e Controladoria pela FGV.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>